Centro de acompanhamento e reabilitação pós covid é inaugurado Divulgação

Por Chiara Martelotta
O prédio onde funcionava o Hospital de Campanha, no Centro, começa a abrigar a partir de hoje outra categoria de aprendizado. Passará a funcionar o Centro de Acompanhamento e Reabilitação Pós Covid (CARP) .
O centro de recuperação é para moradores do município que ficaram com sequelas respiratórias, motoras ou emocionais em função da Covid-19, lá poderão fazer tratamento. A unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Segundo a Secretaria de Saúde, o CARP é destinado a atender pacientes residentes na cidade, adultos e portadores ou não de comorbidades, que foram contaminados pelo novo coronavírus. O objetivo da nova unidade é garantir a continuidade do acompanhamento e assistência aos pacientes. A intenção é reduzir e tratar os impactos da doença, melhorando a qualidade de vida de quem foi infectado pelo vírus.
Publicidade
A nova unidade terá uma equipe multiprofissional composta por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, e nutricionista referenciado. Todo o corpo de profissionais ficará à disposição para atender a população que apresenta complicações clínicas pós-Covid e que necessita de avaliação, orientação e acompanhamento.
-Esse é um presente que o Prefeito está trazendo para os moradores de Itaguaí. O Centro é muito importante, a Covid-19 deixa as pessoas muito debilitadas, implantamos o CARP para acelerar o tratamento. Estávamos alinhando esse projeto desde agosto, e hoje temos a oportunidade de trazer o tratamento para o munícipe. Temos todos os equipamentos necessários para tratar a população- diz Secretário de Saúde, Carlos Eduardo Zoia.
Na unidade, serão acompanhadas as implicações respiratórias, motoras e emocionais, como fadiga crônica, perda de massa muscular ou atrofia muscular devido à internação hospitalar, sequelas na voz, dificuldade de respiração, depressão, ansiedade, entre outras.
A Secretaria de Saúde esclarece que, para ter acesso ao tratamento, é preciso seguir alguns critérios. O primeiro diz respeito a pacientes desospitalizados (CTI ou enfermaria) que já saem com encaminhamento direto ao CARP; o segundo é que o encaminhamento poderá ser feito também por médicos nas UBSs e ESFs. E a última porta de entrada à unidade são pacientes que estão em monitoramento pelo Telecovid.