Na caderneta serão registradas informações sobre as condições de saúde do idoso.Divulgação

Itaguaí- A Prefeitura de Itaguaí iniciou a distribuição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, vale para todos com mais de 60 anos. O documento, criado pelo Ministério da Saúde, começou a ser entregue nas unidades de Estratégias de Saúde da Família (EFSs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

No documento serão registradas informações individuais de cada paciente pelos profissionais de saúde, como peso, altura, pressão arterial, glicemia, calendário de vacinação e sobre o uso de medicamentos. A caderneta terá também campos para informações sobre agendamento de consultas e exames. E ainda tem dicas de alimentação saudável, atividade física, prevenção de quedas e saúde bucal. No final da caderneta, uma página orienta sobre os direitos da pessoa idosa, e traz uma lista de telefones úteis, o que auxiliará os profissionais de saúde na elaboração de ações necessárias para a prevenção, promoção e reabilitação.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, antes de o idoso ter acesso ao instrumento, é preciso que ele passe por avaliação multidimensional, procedimento que deve ser agendado na unidade de saúde mais próxima de sua casa.
“É uma avaliação que não é simples. Abrange vários aspectos dessa população e vai ser feita gradualmente, até que a gente consiga alcançar essas pessoas de todos os territórios de Itaguaí”, explica Daniele Aparecida, coordenadora do Programa de Saúde do Idoso do município.
Segundo ela, antes de a Prefeitura iniciar a entrega, houve capacitação dos profissionais das ESFS e UBSs. Esta semana, será definido um plano estratégico de como será feita a distribuição no âmbito das UBSs.
Censo
Conforme o último censo do IBGE, Itaguaí tem população idosa estimada em 13 mil pessoas.
“Ter a Caderneta de Saúde é fundamental. Em qualquer unidade de saúde que ele for, ambulatório, hospital emergência, todas as informações estarão, como medicação, queda, alergias, vacinas, pressão, glicose dentre outras”, conclui Daniele.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.