Na caderneta serão registradas informações sobre as condições de saúde do idoso.Divulgação
No documento serão registradas informações individuais de cada paciente pelos profissionais de saúde, como peso, altura, pressão arterial, glicemia, calendário de vacinação e sobre o uso de medicamentos. A caderneta terá também campos para informações sobre agendamento de consultas e exames. E ainda tem dicas de alimentação saudável, atividade física, prevenção de quedas e saúde bucal. No final da caderneta, uma página orienta sobre os direitos da pessoa idosa, e traz uma lista de telefones úteis, o que auxiliará os profissionais de saúde na elaboração de ações necessárias para a prevenção, promoção e reabilitação.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, antes de o idoso ter acesso ao instrumento, é preciso que ele passe por avaliação multidimensional, procedimento que deve ser agendado na unidade de saúde mais próxima de sua casa.
Censo
“Ter a Caderneta de Saúde é fundamental. Em qualquer unidade de saúde que ele for, ambulatório, hospital emergência, todas as informações estarão, como medicação, queda, alergias, vacinas, pressão, glicose dentre outras”, conclui Daniele.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.