Vigilância Sanitária de Itaperuna fiscaliza mais de 250 estabelecimentos comerciais no combate à covid-19 em menos de um mês.
Vigilância Sanitária de Itaperuna fiscaliza mais de 250 estabelecimentos comerciais no combate à covid-19 em menos de um mês.Foto: Divulgação/PMI
Por Lili Bustilho
Mesmo antes do novo decreto municipal que segue as orientações do Ministério Público Estadual com as decisões mais restritivas em Itaperuna, Noroeste Fluminense na tentativa de frear a proliferação da covid-19 e suas variantes, a Vigilância Sanitária vem praticando ações relacionadas à prevenção da doença. Em 26 dias, o setor realizou 258 fiscalizações em estabelecimentos comerciais, incluindo ambulantes.
Em parceria com os agentes da Vigilância Ambiental, a equipe é composta por 22 fiscais, que tem atuado nas ruas da cidade durante sete dias da semana, entre 8h e meia noite. A maioria das visitas partem de denúncias da população informando aglomeração, funcionamento fora do horário estabelecido pelo município, o não ou mal uso da máscara dentro dos estabelecimentos e falta de álcool em gel. A equipe também tem realizado fiscalizações durante a madrugada em dias alternados.
Publicidade
“Percebo que a maior dificuldade que enfrentamos é a falta de conscientização da população, que em alguns casos, parecem não se preocupar com a própria saúde e com a saúde do próximo. Nosso trabalho tem o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. Nos últimos dias tivemos problemas pontuais como uma igreja realizando culto sem haver o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o município e a igreja, promovendo aglomeração e muitas pessoas sem máscaras. Houve um estabelecimento que estava servindo cerveja para consumo no próprio local, onde a PM foi acionada para assegurar a integridade da equipe, uma vez que haviam pessoas fazendo questionamentos acerca da fiscalização”, contou Daniel Ribeiro, coordenador da Vigilância Sanitária.
O setor também tem realizado em conjunto com as Secretarias de Ambiente e de Obras a lavagem de ruas e calçadas desinfetando os locais do vírus no objetivo de proteger ainda mais a população.