IBGE abriu 48 mil vagas para o Censo 2022 em todo o paísTânia Rêgo/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com mais 23 vagas para recenseador na região das Agulhas Negras (Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis), por meio de processo seletivo simplificado complementar. As inscrições devem ser feitas até esta quarta-feira, dia 15 de junho, pelo site do órgão. Não será cobrada taxa de participação. A função exige apenas nível fundamental.
São oferecidas 12 vagas em Itatiaia, sendo 4 para ampla concorrência (AC), 2 para pessoas com deficiência (PCD) e 6 para pessoas pretas ou pardas (PPP). Resende tem 1 vaga PCD e 8 vagas PPP. Porto Real tem uma vaga para morador com deficiência e Quatis oferece uma oportunidade para pessoa preta ou parda.
Os selecionados vão trabalhar no Censo Demográfico 2022. A remuneração do recenseador será por produção. A jornada de trabalho será de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. O contrato terá duração de três meses, podendo ser prorrogado. Os candidatos deverão apresentar a documentação original ou cópia autenticada no momento da contratação.
Caberá ao recenseador coletar, presencialmente e/ou por telefone, as informações do Censo Demográfico 2022 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído, registrando-as no dispositivo móvel de coleta; manter o sigilo dos dados emitidos pelo informante; e zelar pelo bom uso de todos os materiais e equipamentos recebidos, entre outros compromissos.