Clodoaldo Silva, campeão nas piscinas e na vida, estimula os alunos do Projeto Atletismo

Nadador multicampeão compartilhou sua experiência com alunos do Ciep Maringá, que vão participar dos Jogos Estudantis do Sesc

Por O Dia

Nadador paralímpico Clodoaldo Silva participa de evento do Sesc na Ciep Maringá.
Nadador paralímpico Clodoaldo Silva participa de evento do Sesc na Ciep Maringá. -
Macaé — Um dos mais medalhados atletas do esporte brasileiro, o nadador Clodoaldo Silva compartilhou, nesta segunda, sua experiência com uma admirada plateia dos alunos do Projeto Atletismo, do Ciep municipalizado Maringá, em Campo do Oeste. Clodoaldo, dono de seis medalhas de ouro, seis de prata e duas de bronze em competições paralímpicas, estimulou os jovens atletas a participarem dos Jogos Estudantis do Sesc (JES 19), a serem abertos em Macaé, em 24 de agosto, no Centro de Convenções da cidade.
“Se eu consegui, vocês também conseguem treinar e vencer no esporte e na vida. Estou aqui para motivá-los como minha trajetória de vida e de carreira”, discursou Clodoaldo, que perdeu a coordenação dos movimentos das pernas em razão de uma paralisia cerebral. Mas isso não impediu o campeão de ter uma vida totalmente funcional. Além de seu desempenho impressionante na natação, que lhe rendeu o apelido “Tubarão das Piscinas”, Clodoaldo é casado e pai de duas meninas, Anita de 7 anos, e Ana, de sete meses.
Nadador paralímpico Clodoaldo Silva participa de evento do Sesc na Ciep Maringá. - Rui Porto Filho/Divulgação prefeitura de Macaé
“Acreditamos que o esporte é vida, e o incentivo dele é muito importante para despertar nos alunos a vontade de praticar atividades esportivas”, destacou Andréia Freitas, secretária municipal de Esportes. Macaé terá 28 escolas nos JES 19. “Seremos um dos municípios com mais representantes, tanto no número de estudantes como de escolas”.
Os Jogos se estenderão por três meses, de agosto a novembro, com disputas em Futsal, Natação e Vôlei, masculino e feminino, nas categorias de 11 a 14 anos e de 15 a 17 anos, também nas cidades de Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Miracema, São Fidélis e Quissamã, na área de abrangência do Sesc-Campos, realizador do evento.
Para o técnico do Projeto Atletismo Hiller Franco, os JES, aliados à presença de vencedores no esporte e na vida como Clodoaldo, é fundamental para retirar os jovens do mundo digital por um tempo.
"No cenário atual, muitos jovens têm perdido interesse pelas atividades esportivas devido às redes sociais e a outras tecnologias e também pelo avanço da violência que tira deles os objetivos”, analisou Franco. “Além de saúde, o esporte oferece horizontes”.
O Projeto Atletismo é uma parceria entre o Ciep Maringá, secretarias de Esportes, Educaçãoe conta com apoio da Associação Esportiva Cidadania e Dignidade (AECD).
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Nadador paralímpico Clodoaldo Silva participa de evento do Sesc na Ciep Maringá. Rui Porto Filho/Divulgação prefeitura de Macaé
Nadador paralímpico Clodoaldo Silva participa de evento do Sesc na Ciep Maringá. Rui Porto Filho/Divulgação prefeitura de Macaé

Comentários