Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio dos Santos, anuncia que o município entra na bandeira verde do Covidímetro  - Rui Porto Filho/Secom PMM
Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio dos Santos, anuncia que o município entra na bandeira verde do Covidímetro Rui Porto Filho/Secom PMM
Por José Eduardo Vieira
Macaé - Em entrevista coletiva de imprensa por videoconferência realizada na noite desta quinta-feira (06), o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio dos Santos (PSDB), anunciou a reabertura das academias, templos religiosos, shopping, bares e restaurantes no município a partir do próximo dia 13. Isso se deve a diminuição da taxa de ocupação de leitos terapia intensiva SUS Covid-19, hoje em 25%, menor média desde o início da pandemia.

Os sócios, proprietários, funcionários e colaboradores dos segmentos liberados devem realizar o teste para Covid-19, no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, localizado na Rua Governador Roberto Silveira, 108, Centro, a partir da próxima segunda-feira (10), mediante agendamento prévio no link https://vps10828.publiccloud.com.br/login. A previsão é que na próxima quarta-feira (12) decretos específicos, uma para cada atividade, sejam divulgados com o protocolo a ser seguido por cada setor, autorizando o funcionamento a partir de 13 de agosto.
"Macaé entrou na bandeira verde do grau de contaminação do coronavírus. O indicador mostra que, pela primeira vez desde o início da pandemia, o município encontra-se na fase de menor risco da Covid-19, sendo o primeiro do estado do Rio de Janeiro a entrar nesta classificação. Isso é muita responsabilidade, mas não é motivo de comemoração. A pandemia está em declínio na cidade e isso possibilita a abertura de novos segmentos. Vamos elaborar um decreto específico para cada setor. Caso algum item não esteja de acordo com os protocolos estabelecidos pela Vigilância Sanitária, este segmento não poderá funcionar. Vamos manter uma fiscalização rigorosa nos próximos dias para evitar que tenhamos que tomar alguma medida de restrição”, disse.

O prefeito anunciou também que segue suspensas as aulas na rede municipal de ensino, pública e privada, incluindo instituições de ensino superior.
Publicidade
“Estamos iniciando a formação de uma comissão para discutir o retorno as aulas juntamente com a Secretaria de Educação e o Ministério Público. O setor educacional será um dos últimos a retornar suas atividades”, comentou Dr. Aluízio.

Perguntado sobre a permanência do funcionamento da barreira sanitária no Parque de Tubos, o prefeito de Macaé foi enfático: “A barreira permanece funcionando na divisa com o município de Rio das Ostras. Toda pessoa que entra na cidade eu preciso vigiar e monitorar para que não haja uma nova contaminação”.

Durante a coletiva, o prefeito Dr. Aluizio destacou ainda a realização de mais de 20 mil testes, o que representa quase 10% da população macaense. A testagem em massa foi realizada por meio da atuação das equipes em diferentes bairros da cidade, bem como por convocação dos profissionais das atividades já liberadas ao funcionamento.
“Adotamos um conjunto de medidas e todas elas, desde as barreiras sanitárias ao distanciamento social, refletem neste resultado que alcançamos hoje, tendo, acima de tudo, muito empenho de todos, dos profissionais envolvidos que atuam diretamente no enfrentamento do coronavírus, muita resiliência e contribuição de toda a população. Difícil não foi chegar, mas sim, permanecer e, para isso, a responsabilidade de cada um é infinita”, finalizou.