O viés de alta nos empregos em Macaé deu mais uma prova em outubro.Foto: Divulgação.
“A retomada econômica vem sendo gradual, e ainda existem algumas incertezas no horizonte da pandemia. Mas continuamos seguros de que o pior já passou, e que o momento é de recuperação”, afirmou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira. Em outubro, Macaé acumulou 1.299 vagas abertas, com destaque para Indústria e Construção (+841), bem acima do segundo colocado, o setor de Serviços (+253). Com isso, foi a segunda cidade maior geradora de empregos, atrás apenas da capital.
Em outubro, apenas três cidades do Norte Fluminense tiveram saldo negativo: Carapebus (-3), São Fidélis (-3) e São Francisco de Itabapoana (-666), esta última, muito influenciada pelo fim do ciclo da cana-de-açúcar. Quissamã teve saldo zero, o que significa que abriu tantas vagas quanto fechou naquele mês. Indústria e Construção (+762) foram, novamente, os principais contratantes em outubro na região.
Estado recupera vagas perdidas no auge da pandemia
Em todo o estado, foram 19.703 postos de trabalho formais criados em outubro. Com isso, o mercado de trabalho fluminense recuperou os empregos perdidos no início da pandemia de Covid-19. Entre março e agosto de 2020 foram extintos 198.649 postos de trabalho e, de setembro de 2020 a outubro de 2021, foram abertos 200.226.
“Esse resultado, além de mostrar recuperação dos empregos, indica que os empresários fluminenses estão confiantes. É um marco importante, mas temos que continuar atentos a fatores que podem impactar essa retomada, entre eles as questões estruturais”, diz Rodrigo Santiago, presidente do Conselho Empresarial de Economia da Firjan.
Em outubro, os setores da indústria e construção abriram 3.910 postos de trabalho. A construção civil (+1.003) seguiu se destacando, seguida por Serviços Industriais de Utilidade Pública (+721), Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos (+686) e Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (+652).
O setor de Serviços abriu 11.682 vagas no mês, com destaque para Restaurantes e Outros Estabelecimentos de Serviços de Alimentação e Bebidas (+2.153) e Fornecimento e Gestão de Recursos Humanos para Terceiros (+1.107). No Comércio, o saldo de outubro foi de 4.884 contratações e os destaques foram Hipermercados e Supermercados (+782) e Vestuário e Acessórios (+750). Já a agropecuária fechou 773 vagas.
No acumulado de janeiro a outubro deste ano, o estado abriu 142 mil postos de trabalho, distribuídos entre os setores de serviços (+82,5 mil), indústria e construção (+33,5 mil), comércio (+23,8 mil) e agropecuária (+2,4 mil). As contratações estão disseminadas pelo estado, com 83 dos 92 municípios apresentando saldo positivo no acumulado do ano. Os destaques no período são capital (+64 mil), Macaé (+9,3 mil), Niterói (+6,3 mil), Campos dos Goytacazes (+4,5 mil) e São Gonçalo (+3,7 mil).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.