Coração, rins, fígado e córneas da ciclista Thainá foram captados pelas equipes do Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva (HPM)Reprodução Instagram

Macaé - Ocorreu nesta segunda-feira (3), a cirurgia de captação de órgãos da Thainá Lana Vieira, jovem ciclista, de 32 anos, que veio a óbito no dia 1º de janeiro, após ser atropelada em Macaé. Coração, rins, fígado e córneas foram captados pelas equipes do Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva (HPM). 
Foi a primeira cirurgia de captação de órgãos do ano (2022) realizada no HPM. O procedimento foi iniciado após a confirmação de morte encefálica da paciente, que pôde dar novas chances de vidas para pessoas que aguardam por transplantes.
Segundo o HPM, o coração, enviado de helicóptero, já chegou no Rio de Janeiro, destinado à uma criança da fila de espera. Os órgãos são destinados à pacientes compatíveis de todo o país.
O noivo de Thainá, Will Scatolini, disse que a doação de órgãos foi autorizada em comum acordo pela família:
"Acreditamos que doar esperança, fosse a vontade dela. Thainá era um ser de luz, que fazia questão de ajudar aos que precisavam, tanto com cobertores em momentos de frio, quanto cestas básicas aos que tinham fome como eu já vi algumas vezes. Eu, assim como a família, ficamos extremamente felizes em poder dar continuidade ao legado dela", disse Will.
A coordenadora das UTI's Adulto do HPM, Rosani Espíndola Caruso, explicou que, para realizar a captação dos órgãos foi necessário um trabalho multidisciplinar para a conservação dos órgãos.
"Para manter os órgãos em perfeito estado, temos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas entre outros profissionais empenhados. Para nós, é uma vitória realizada em equipe", disse Rosani.
Já a enfermeira Natali Giovanna que, também acompanhou de perto todo o procedimento, afirmou que foi emocionante e inédito na sua carreira. "Ficamos emocionados e estamos todos muito felizes em poder fazer parte do sucesso da operação. Temos certeza que a Thainá foi uma pessoa muito iluminada e continuará como luz, salvando muitas vidas", afirmou.
A captação de órgãos seguiu os protocolos definidos pelo Programa Estadual de Transplantes (PET).