O Projeto Formação, Arte e Sustentabilidade nas Escolas (FASES) tem por base metodologia que articula cultura, educação, meio ambiente e acessibilidade em ações de fortalecimento do ambiente escolarDivulgação

Macaé - Estão abertas as inscrições para o I Seminário FASES de Educação Ambiental, que acontece entre os dias 28/3 e 01/4 de 2022. O Seminário será online e 100% gratuito, com emissão de certificado. As inscrições acontecem até o dia 22 de março no site do projeto (www.projetofases.com.br).

A educação ambiental tem se tornado uma pauta frequente e necessária em diversos contextos da vida. Iniciativas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU em 2015, demonstram a urgência e a relevância do tema em âmbito global.

A escola é, por natureza, o ambiente ideal para o cultivo dessa nova maneira de olhar para a vida. Nos últimos 20 anos, desde a regulamentação da Política Nacional de Educação Ambiental, pela Lei nº 9.795 de 1999, e do estabelecimento de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, conforme a Resolução n° 02 do Conselho Nacional de Educação, de 15 de junho de 2012, temos presenciado um avanço sistemático na institucionalização do tema no âmbito escolar, o que implica a capacitação permanente de educadores e educadoras para a atuação neste contexto.

O I Seminário Fases, vem atender essa demanda. Aberto para professores de todos os níveis de ensino, sua programação é composta por oficinas, palestras e rodas de conversa com grandes pesquisadores, professores e gestores da Educação e da Cultura do país e vai oferecer uma boa dose de ferramentas pedagógicas, ideias e trocas enriquecedoras sobre educação pautada pela sustentabilidade, para apoiar o professor a aplicar esse conteúdo de maneira prática dentro de sala de aula.
Entre os convidados estão nomes como o do Professor Titular de Ecologia da UFRJ, Fábio Scarano; de Léa Tiriba, Doutora em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid; do Médico ayurvédico e o primeiro brasileiro a concluir o Bacharelado em Medicina e Cirurgia Ayurvédica (BAMS) na Índia, Matheus Macêdo; da Doutoranda na UNIFESP, pós-graduada em Psicopedagogia e em Neuroeducação, é mestre em Psicologia e consultora da UNESCO sobre o tema “O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem”, Anita Abed; da mestre e doutora em Sociologia pela UECE, Empreendedora social, pesquisadora e produtora cultural Flávia Fernandes; do escritor, ator, artista de circo e biólogo, criador do Projeto Teçaya, Jean Marx e Leonardo Soares, Responsável pela área de Projetos de Sustentabilidade na Enel Distribuição Rio. Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense.

Para a diretora geral Priscylla Mesquita, a articulação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil são fundamentais para a efetivação de políticas que integrem Educação, Cultura e Meio Ambiente. “Quando os esforços se unem na mesma direção, o resultado são as mudanças que tanto almejamos”, destaca Mesquita.

Diretora artística e pedagógica do projeto, Flávia Fernandes complementa: “A Cultura tem o poder de transformar a visão de mundo de uma sociedade. Atrelada à Educação Ambiental, torna-se ferramenta potente e necessária aos tempos em que vivemos”.
Programação I Seminário on-line FASES de Educação Ambiental

Dia 28/03 - 19h

Palestra abertura: A importância da Educação Ambiental e da Cultura nas Escolas

A relevância da formação de professores para atuar com essas temáticas no ambiente escolar.

Convidados: Léa Tiriba (Doutora em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid Membro do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação- Neddate (UFF) e do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF/UERJ/FIOCRUZ), Leonardo Soares (Responsável pela área de Projetos de Sustentabilidade na Enel Distribuição Rio. Formado em Ciências Sociai, com pós-graduação em Relações Internacionais) e Cláudia Vianna (Subsecretária adjunta e Diretora da Escola Estadual da Cultura RJ)

Dia 29/03 - 19h

Roda de Conversa sobre ECOLOGIA PESSOAL: Percepção, emoções e diálogo na educação
Os sentidos, as emoções e a linguagem na educação. Os 5 sentidos, a percepção de si, a percepção de fazer parte da natureza. O corpo como meio ambiente. A consciência e os sentidos. Ética e Valores.

Convidados: Matheus Macedo (Médico ayurvédico e o primeiro brasileiro a concluir o Bacharelado em Medicina e Cirurgia Ayurvédica (BAMS) na Índia) e Anita Abed (pós-graduada em Psicopedagogia e em Neuroeducação, mestre em Psicologia e consultora da UNESCO)

Dia 30/03 - 19h

Roda de Conversa sobre ECOLOGIA SOCIAL: As relações moldam o mundo
As relações sociais. Diálogo e a cooperação. Comunicação não violenta. A sala de aula como espaço do encontro e da diversidade. Representatividade. Alteridades.

Convidados: em confirmação

Dia 31/03 - 19h

Roda de Conversa sobre ECOLOGIA AMBIENTAL: A escola como ecossistema

Meio ambiente é todo lugar. A escola como ecossistema, como espaço para a educação ambiental na perspectiva das 3 ecologias. Metodologias e práticas participativas.

Convidados: Fábio Scarano (Professor Titular de Ecologia da UFRJ) e Jean Marx (Escritor, ator, artista de circo e biólogo. Criador do Projeto Teçaya)

Dia 01/04 - 19h

Palestra Nós somos o mundo. A importância de cada um fazer a sua parte.

Dias 30/03, 31/03 e 01/04 – 10 às 12h

Oficina Educação Ambiental: As 3 ecologias

Ministrante: Flávia Fernandes (Mestre e doutora em Sociologia pela UECE, Empreendedora social, pesquisadora e produtora cultural)