Por meio de votação nas escolas, os escolhidos passam a exercer mandato simbólico, com sessões e estrutura da Casa para os encontros periódicosDivulgação/Ivana Gravina

Macaé - Qual é a importância do Legislativo em uma sociedade? Esse foi um dos muitos questionamentos feitos pelos estudantes do Colégio Andrade de Figueiredo, da rede privada, que visitaram a Câmara de Macaé na manhã desta quarta-feira (18). Após apresentar os gabinetes e setores administrativos, os convidados foram até o plenário acompanhar a sessão.
Iza Vicente (Rede) conduziu a visita. A vereadora ainda deu explicações sobre o processo eleitoral e como a sociedade civil pode fiscalizar e cobrar iniciativas do parlamento. “Fico muito feliz em ver o interesse dos jovens por esse tema. Para a grande maioria, essa é a primeira vez dentro de um espaço de poder”, disse.
Os alunos também foram recebidos pelo presidente Cesinha (Pros). “Vocês são o nosso futuro. Saibam que a Câmara está sempre de portas abertas para toda a sociedade. Quanto maior for a participação, melhor para a nossa democracia.”
De acordo com Julia Oliveira, de 15 anos, a experiência foi marcante. “Na minha cabeça, apenas pessoas importantes poderiam estar aqui. Levo comigo a certeza de que tenho meios para cobrar de forma mais efetiva os nossos direitos”.
Pedro Peixoto, também de 15 anos, acredita que ele e os demais amigos voltarão mais vezes. “A gente não tinha muitas informações sobre a Câmara, mas agora o interesse aumentou.”
Vereadores juvenis
Interrompido desde a chegada da pandemia, o projeto do Legislativo voltado para alunos da rede pública pode ser retomado em breve. Cesinha e Iza se reunirão para tratar da volta da Câmara Juvenil, iniciativa que dá voz aos adolescentes e jovens.
Por meio de votação nas escolas, os escolhidos passam a exercer mandato simbólico, com sessões e estrutura da Casa para os encontros periódicos. Os debates geram propostas que, posteriormente, podem virar projetos oficiais a serem apresentados pelos vereadores.