Legislação federal prevê capacitação de primeiros socorros nas escolas públicas e privadas.Divulgação.

Magé - A Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura implantou a Lei Lucas, que obriga escolas públicas e privadas da educação básica a capacitar seu quadro de professores e funcionários para prestar primeiros socorros aos seus alunos. A lei federal é de 2018, mas somente na atual gestão foi implantada.
“É uma preocupação, porque às vezes são coisas simples que você faz na escola e pode salvar a vida de uma criança. São procedimentos simples e essa lei vem em função de uma criança que se engasgou em 2017 e por não ter ninguém preparado para atender, ela acabou falecendo. Vimos a importância desse trabalho de primeiros socorros para os nossos alunos e implantamos no município”, explica a secretária de Educação e Cultura, Sandra Ramaldo.
Publicidade
Depois que o estudante Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, faleceu após se engasgar durante um passeio promovido pela instituição de ensino em que estudava, em 2017, a lei nº 13.722/2018 foi criada. A Secretaria de Educação e Cultura de Magé já capacitou todos os gestores da rede municipal de ensino com uma formação em primeiros socorros.
“Estamos formando nossos profissionais, iniciamos pelos gestores, porque eles estão todo dia na escola e vão disseminar essas orientações para os funcionários e os professores. Recebemos nos meses de julho e agosto, um profissional especializado em primeiros socorros para formar todos os nossos gestores. Vamos continuar trabalhando para que os nossos alunos tenham ainda mais segurança no ambiente escolar”, garante Maria Rita Luzório, diretora do Departamento de Ensino.