Magé participa de reunião técnica com representantes do Ministério da Saúde
Agenda faz parte de uma série de encontros em todos os estados através do Programa Previne Brasil, responsável por repassar as verbas de Atenção Primária para os municípios do país.
Magé participa de reunião técnica com representantes do Ministério da Saúde. - Divulgação.
Magé participa de reunião técnica com representantes do Ministério da Saúde.Divulgação.
Magé - O Ministério da Saúde (MS) promoveu no dia 24 de setembro uma reunião técnica com o secretário da Atenção Primária à Saúde (SAPS), Raphael Câmara, para levantar as demandas dos municípios da Baixada Fluminense. A secretária municipal de Saúde, Larissa Storte, representou Magé.
A agenda faz parte de uma série de encontros a ser realizada em todos os estados através do Programa Previne Brasil, responsável por repassar as verbas de Atenção Primária para os municípios do país. Além de tirar as dúvidas sobre o financiamento da Atenção Primária, a equipe técnica da Saps aproveita a ocasião para dar suporte técnico aos gestores.
“Esses municípios estão próximos da cidade do Rio, mas a gestão enfrenta outros desafios. A minha presença aqui hoje é para mostrar que o Ministério da Saúde tem um olhar diferenciado para os municípios que precisam e isso tem sido feito para todas as regiões do país", explicou o secretário da Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara.
Segundo o MS, o cadastramento é um critério fundamental para o cálculo do recurso que o Previne Brasil repassa, por isso as regras desse componente passaram por mudanças pactuadas recentemente e as alterações vão evitar que os municípios tenham perdas.
A secretária de Saúde de Magé apontou que o diferencial da gestão para melhorar o cadastro da população foi adotar o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do e-SUS APS, ferramenta disponibilizada pelo governo federal gratuitamente. "Queremos melhorar cada vez mais nossos índices tendo em vista que nos destacamos entre os municípios da Baixada com relação a capitação", destacou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.