Maricá - A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fará a repescagem da vacinação infantil contra a Covid-19 nesta sexta-feira (11/02) para imunizar crianças 6 a 11 anos. A ação não vai contemplar desta vez a faixa etária de cinco anos em consequência da escassez do imunizante pediátrico da Pfizer, único disponível para esta idade. O calendário de vacinação infantil se encerra nesta quinta-feira com mais de seis mil crianças imunizadas.
A repescagem vai ocorrer nos dez polos exclusivos para imunização infantil, das 9h às 16h. O responsável legal deverá levar a caderneta de vacinação, além de um documento de identidade ou certidão de nascimento da criança.
A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, reforça a necessidade da vacina.
“É fundamental que os responsáveis pelas crianças compreendam que a vacina é segura e eficaz, ou seja, vai proteger e evitar formas graves da doença. Além disso, uma maior cobertura vacinal rompe a cadeia de transmissão do vírus, principalmente a de novas variantes, protegendo também os adultos e idosos. Procure um dos polos e vacine a sua criança”, afirmou a secretária.
Especialista alerta sobre a importância vacinação
Até a última terça-feira (08/11), 6.473 crianças já haviam recebido o imunizante. A procura pela vacina pediátrica ainda está abaixo do esperado, como ocorre em todo o Brasil, mas tem aumentando nos últimos dias.
O médico infectologista Marcelo Velho, pesquisador e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que não há motivo para deixar de vacinar as crianças, visto que a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os principais órgãos reguladores do mundo, como a autoridade sanitária Estados Unidos (FDA) e a Agência Europeia de Saúde (EMA), aprovaram o uso do imunizante.
“Instituições cientificas de respeito e que são extremamente rigorosas e criteriosas na avaliação de qualquer vacina atestam a segurança destes imunizantes. Por isso, todas as vacinas que estão disponíveis são seguras e diminuem significativamente as internações e o risco de adoecimento pela Covid-19. Portanto, vamos vacinar as crianças para que a gente consiga superar essa pandemia”, concluiu o especialista.
Confiram os endereços de cada Polos de vacinação infantil:
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.