126 agentes estarão distribuídos em 18 postos de salvamento, com apoio de oito viaturas e um barco neste fim de semanaFoto; Clarildo Menezes
Das 29 mil ações preventivas, 27.107 foram realizadas pelo Grupamento de Prevenção e Salvamento Aquático, 1.702 pelo Suporte Avançado e 147 de Ronda Lagunar. As equipes também realizaram 141 resgates e salvamentos; 263 rondas (sendo 185 na extensão lagunar, 18 na Gruta da Sacristia e 18 na Cachoeira do Espraiado). Outras 42 rondas foram realizadas pelo Grupamento de Prevenção e Combate a Incêndio em Vegetação Rasteira, responsável pelo monitoramento do nível dos rios.
Prevenção na orla das praias e lagoas
As rondas com patrulhamento no asfalto serão feitas por quatro agentes em duas viaturas na orla do município, para auxiliar no monitorando dos serviços da Defesa Civil, como no suporte a ocorrências em grutas, cachoeiras e na distribuição de material. Outros quatro profissionais ficarão a bordo de um barco sendo responsáveis pelo patrulhamento nas lagoas.
Crianças perdidas
Centro Operacional
No Centro Operacional, oito agentes da Defesa Civil realizam atendimento 24 horas à população pelos telefones: 199, 2637-1999 ou 97000-5782 (whatsapp) e estarão capacitados para vistorias prévias. Em caso de ocorrências, o deslocamento poderá ser feito em viatura disponível. Uma equipe com quatro meteorologistas, dois geologistas e dois hidrólogos também estará atenta, monitorando as condições do tempo, níveis de rios e riscos de deslizamentos.
Com as fortes chuvas que atingiram o município nos últimos meses foram feitas 108 vistorias emergenciais; 12 vistorias e monitoramentos geotecnológicos e hidrológicos pelos especialistas, além de 18 interdições. Entre as ocorrências, 76 foram registradas pelo Grupamento de Prevenção e Combate a Incêndio à Vegetação Rasteira, que conta com oito agentes para monitorar e combater possíveis focos de incêndios.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.