Diretor-presidente, Celso Pansera, apresentou projetos do ICTIMClarildo Menezes

Maricá lançou em 23/05, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Ubatiba, um pacote de estímulo à inovação social e ao desenvolvimento de ciência e tecnologia, que inclui a incubadora de startups e os arranjos produtivos de ciência médica, alimentação e cultura.
Entre eles, o programa Bem Viver Alimentar que visa o financiamento por meio de compras para escolas, hospitais e para o Restaurante Municipal Mauro Alemão de alimentos típicos da região, além de um moderno sistema de produção de alimentos orgânicos por meio de estufas e os laboratórios abertos de saúde que terão núcleos de biologia molecular, imunologia e testes sorológicos, cultura celular, cultura de bactéria, bioimagem, genômica e produção de proteína recombinante.
Durante a solenidade, o prefeito Fabiano Horta destacou a presença maciça de reitores e professores da UFRJ, UFF, Uerj, Uenf, Unirio e Faperj, reafirmando o compromisso de ser um parceiro permanente para a construção de uma sociedade mais justa.
"Queremos deixar um grande abraço para vocês hoje porque abraço é um elemento simbólico. Estejam conosco, como polo de construção, resiliência, polo de quem tem o credo de que o saber e a pesquisa precisam ser difundidos. A cidade de Maricá quer ser uma parceira permanente nesse processo. Sintam-se abraçados pelo ICTIM. Viva a ciência, viva Maricá, viva o ICTIM", frisou.
Os 250 aparelhos de respiração mecânica não-invasiva; o convênio para a oferta de 20 bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica para o desenvolvimento de pesquisas; o projeto "Jornada Sim, Eu Posso!" de erradicação do analfabetismo e a construção da Casa da Ciência (planetário) no CEPT de Itaipuaçu também ganharam destaque.