No local, serão feitas análises da água, sedimentos e fauna dos corpos hídricos da cidadeElsson Campos

Maricá deu mais um importante passo rumo à revitalização de lagoas e rios da cidade com a inauguração, em 26/05, do Laboratório de Pesquisa e Inteligência Ambiental, parte de um complexo com seis laboratórios de análises. A parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) trabalha com micro-organismos para o tratamento de esgoto, que vem sendo implantado na cidade desde 2020.
Nas instalações do biocentro (Parque Eldorado), os pesquisadores fazem análises qualitativas e quantitativas de organismos vivos, de partículas de microplástico, de matéria orgânica em decomposição, de nutrientes, entre outros, a partir das amostras de água e dos sedimentos coletadas periodicamente nos corpos hídricos (lagoas, rios e canais) da cidade.
O investimento da Prefeitura no programa, previsto para três anos, totaliza R$ 68 milhões e prevê monitoramento da balneabilidade das praias no entorno das lagoas, a formação de técnicos na área de meio ambiente, pelo Programa de Aperfeiçoamento Técnico-Científico, e a verificação da qualidade da água dos poços artesianos, trazendo segurança. Maricá tem o maior número de poços artesianos per capita do país, são cerca de 7 mil.
Vale lembrar que em novembro de 2021, o primeiro lançamento de bioinsumos sólidos e líquidos no Canal da Cidade (Centro), marcou o início do processo de revitalização das lagoas com micro-organismos vivos. As primeiras análises mostraram uma elevação da biodiversidade, especialmente da fauna bentônica (pequenos animais que vivem enterrados ou rastejando na camada de areia ou lodo) e a redução de 70% na mortandade dos camarões, que reflete no aumento da produção do crustáceo.