A direção do evento será do graduado Pedro Poty, filho Robert Poty, o Mestre Serpente (D)Rafael Vianna / PMN

Nilópolis - A Casa da Luta Nilopolitana vai se transformar no palco do 1° U F Capoeira neste domingo (19/06), a partir das 9h, com os ‘Jogos Nilopolitanos de Capoeira’. O campeonato irá levar 100 atletas da Baixada, do Rio e de outras regiões do estado para participar das competições. A direção do evento será do graduado Pedro Poty, filho Robert Poty, o Mestre Serpente. Nas lutas, adultos capoeiristas de várias vertentes da capoeira, se encontrarão para saber qual estilo se sobressai mais em combate.

“Capoeira angola, benguela, regional, escrava e contemporânea. Todos esses gêneros estarão presentes”, observou Mestre Serpente, presidente da Fundação Capoeira, instituição responsável pelo evento. Ele anunciou duas participações especiais: do mestre Hulk, campeão de vale-tudo com a capoeira, que irá prestigiar os jovens capoeiristas e o mestre D`Gelo, outro grande lutador e entendedor de luta e da capoeira como luta.

A instituição vai promover batizados (quando o esportista pega a primeira corda- graduação) e graduações. As crianças e adolescentes vão concorrer entre eles, em suas faixas etárias, a partir da segunda até a quinta graduação, mas uma capoeira mais recreativa. É um dia também de formação de roda oficial, com presença de mestres convidados e da própria Fundação.

O campeonato irá levar 100 atletas da Baixada, do Rio e de outras regiões do estado para participar das competições - Rafael Vianna / PMN
O campeonato irá levar 100 atletas da Baixada, do Rio e de outras regiões do estado para participar das competiçõesRafael Vianna / PMN
Serpente contou que grão-mestre Poty e grão-mestre Hélio, os mestres com maior posto, estarão presentes.
“Eles são referência na Fundação Capoeira. Queremos conectar todos os praticantes, sejam eles capoeiristas de projeto social, de praças, academias ou professores. Por isso chamamos os Jogos Nilopolitanos também de Conexão FC”, salientou Serpente, herdeiro do grão-mestre Poty. As inscrições foram feitas on-line, até o dia 10 de junho, pelas redes sociais da Fundação Capoeira e por aplicativo de mensagens.