Cresce a procura pelos "Black Powers" em lojas de vendas de cabelo
"Black power não é um penteado, é um símbolo de luta". A frase dita pelo apresentador do BBB Tiago Leifert na edição da última terça-feira (6) do reality show da Globo, durante uma conversa sobre racismo com o participante Rodolffo, resume bem a história por trás do cabelo black power, que se tornou um ícone de resistência do movimento negro
Por O Dia
Niterói - Representatividade. Aceitação. Identidade visual. Resistência. Essas palavras muito usadas principalmente em relação ao empoderamento das pessoas negras. Um comentário preconceituoso dentro da casa mais vigiada do Brasil, o Big Brother Brasil (BBB), trouxe a tona muitos questionamentos sobre o racismo e o principal: a aceitação do cabelo crespo e a valorização do Black Power.
Queridinho nos anos 60 e 70 o Black Power nos Estados Unidos é considerado muito além de um estilo ou de um corte, é considerado um ato político e de orgulho racial. O assunto ganhou destaque nacional na última semana após o participante Rodolfo comparar uma peruca do 'homem da caverna' com o cabelo Black Power do participante João. O assunto foi amplamente comentado, teve direito a explicação ao vivo durante a apresentação do Thiago Leifert e muito acolhimento e engajamento do público.
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A empresária do segmento de cabelos, Mara Almeida, confirma que ultimamente as vendas de cabelos crespos, enrolados e cacheados estão em alta. "Cabelo cacheado está sendo muito procurado. O método costurado ou nó italiano está em alta pois os cabelos originais ficam trançados. É um caminho que as mulheres têm seguido para fazer a transição e assumir o cabelo", conta ela.
Mara enfatiza ainda que percebe essa mudança através das vendas e das conversas com as clientes que vão nas lojas de cabelos humanos e laces em Nova Iguaçu e Campo Grande. "Vejo uma mudança de comportamento nas pessoas. Inclusive muitas pessoas brancas pedem consultoria de como mudar o estilo e adotar cabelos mais volumosos. Hoje temos um público eclético que procura desde cabelos ondulados e crespos até lá lisos", completou a empresária que tem também escritórios com cursos profissionalizantes na Barra da Tijuca e no Centro do Rio de Janeiro.
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A jornalista Isabel Ludgero, 38 anos, sabe bem o que é passar por situações desagradáveis por causa do seu cabelo. "É importante a gente valorizar os nossos traços. Passamos por situações desagradáveis desde o preconceito velado até o racismo recreativo, quando fazem piadas que nunca têm a intenção de machucar", contou.
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