Alfredo Sirkis morreu em um acidente de carro na Baixada Fluminense, no Rio, em julho do ano passado
Alfredo Sirkis morreu em um acidente de carro na Baixada Fluminense, no Rio, em julho do ano passadoFoto Leonardo Simplício
Por O Dia
Niterói - O prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou as obras do Parque Orla Piratininga (POP) Alfredo Sirkis, na manhã desta sexta-feira (21), acompanhado da família Sirkis. O filho Guilherme e a viúva de Sirkis, a escritora e empresária Ana Borelli, vieram conhecer o parque a convite do prefeito. Alfredo Sirkis morreu em um acidente de carro na Baixada Fluminense, no Rio, em julho do ano passado. Ele tinha 69 anos e era ambientalista, político, jornalista e escritor. Foi um dos pioneiros na luta pela preservação do meio ambiente no Brasil, e um dos fundadores do Partido Verde.
O Parque, que está sendo implantado pela Prefeitura de Niterói, contempla a recomposição vegetal da orla da Lagoa, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados e a implantação de cerca de 10 quilômetros de sistema cicloviário ao longo de toda a orla, além de espaços para lazer e esporte.
Publicidade
O prefeito enfatizou que o POP será um marco da caminhada de Niterói rumo à sustentabilidade urbana, falou da importância do projeto para a recuperação da Lagoa e da homenagem a Sirkis.
“Sempre admirei a capacidade do Alfredo Sirkis na leitura e interpretação do cenário político e a sua estreita conexão com o que havia de vanguarda nas políticas para a sustentabilidade no mundo”, afirmou o prefeito. “Esta é uma obra que vem buscar aquilo que a gente sempre lutou, que é a recuperação das lagoas. Vamos permitir que as pessoas desfrutem de uma das paisagens mais bonitas da cidade, com uma lagoa em franco processo de recuperação.
Publicidade
Guilherme Syrkis, que também é um militante das causas ambientais, trabalhando no tema das mudanças climáticas, agradeceu ao prefeito a homenagem para o seu pai.
“O prefeito Axel Grael é um amigo de muitos anos, grande parceiro do meu pai. A gente vive um dos momentos mais difíceis da nossa história, meu pai morreu há 10 meses e ainda estamos de luto. É um momento muito triste das nossas vidas e essa homenagem é uma honra e um conforto enorme nos nossos corações. Vemos aqui uma política de trabalho, que pensa na população local. Essa obra teve a participação popular, com a conversa com a comunidade do entorno. E isso é o mais importante, fazer política pensando nas pessoas”, disse.
Publicidade
A previsão é que todo o trabalho de implantação do POP esteja concluído em setembro de 2022. No momento, está sendo finalizado o canteiro de obras para a segunda etapa de intervenções, que inclui toda a parte de urbanização da área, com pavimentação e drenagem, praças e ciclovias. Enquanto isso, a primeira etapa, que contempla a infraestrutura verde e revegetação, segue avançando.
O secretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier, que também participou da visita às obras, destacou os benefícios para a cidade com a implantação do parque e lembrou das iniciativas que estão sendo colocadas em prática para a ampliação da malha cicloviária.
Publicidade
“Além desse inestimável valor ambiental que a esta obra traz, de recuperação ambiental, ela reverte esse processo histórico da cidade de costas para a sua lagoa, para sua orla, e passa a integrar, urbanisticamente, todos esses bairros do entorno com essa nova orla, esse novo parque que está surgindo agora. O POP também terá uma ciclovia de dez quilômetros no seu entorno e as pessoas poderão vir pedalando. A Coordenadoria Niterói de Bicicleta está conduzindo a implantação de mais 60 quilômetros de ciclovias na Região Oceânica, que conecta essa ciclovia do parque com a região. No que diz respeito transporte público, na frente do Parque temos a estação Lagoa de Piratininga, que foi batizada justamente para ressaltar a importância da lagoa dentro da cidade e, em breve, teremos a estação Camboatá, na entrada de Camboinhas, fazendo a integração das duas pontas do parque”, pontuou.