O Itacoatiara Big Wave 2021 foi todo realizado no formato digital pela primeira vez no Brasil e manteve todos os protocolos sanitários de combate à pandemia. Foto: Tony D Andrea
A surfista carioca Michelle Des Bouillions curtiu a sensação. “Eu me sinto especial e acho que a Michaela também. E hoje, particularmente, foi um dia incrível me senti em Nazaré, que tem uma estrutura diferenciada. Nesse mar não tem o canal e foi o maior que já peguei na remada. Tivemos o apoio de dois jet skis dando suporte, além da força dos colegas que nos ajudaram a trabalhar para nos superarmos cada vez mais. Já competi bastante em Itacoatiara com campeonatos estaduais, mas não eram grandes assim. Agora, foram ondas ótimas e consegui pegar duas boas. Vamos ver a pontuação como fica, mas foi muito bom“, vibrou Des Bouillions.
Durante as outras etapas da competição nomes como Gabriel Sampaio, Pedro Goulart e Gilmar Catelani também entraram no mar e estão na disputa. Na remada desta quinta-feira (23), Lucas Chumbo disputou as melhores ondas com Pedro Callado. Somente os surfistas, cinegrafistas e equipes de apoio, que fizeram teste de Covid-19, participaram da competição. De acordo com os organizadores, foram três janelas de ondas grandes e os fãs do esporte puderam acompanhar o Itacoatiara Big Wave 2021 pelo Instagram no perfil @itacoatiarabigwave e também no portal Waves (www.waves.com.br).
Segundo informações, o Itacoatiara Big Wave 2021 é apresentado pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Niterói (Smel), e pela Enel Distribuição Rio e conta com apoio da Arenque Surfboards, IBMR Centro Universitário, Organics e E. Vianna Personal. “Niterói além de ser um celeiro de craques , ainda tem potencial para receber atletas de todo mundo e veteranos em várias modalidades esportivas. Itacoatiara já é conhecida internacionalmente como sede de diversos mundiais e o Big Wave agora se consagrou definitivamente com ondas espetaculares. É um grande prazer poder apoiar e sediar um evento deste porte”, comemorou Luiz Carlos Gallo, secretário de Esporte e Lazer de Niterói.
Para o organizador do evento, Alexey Warnick, esse é o melhor swell da janela de competição. “Chega com muita energia, tamanho e ventos favoráveis. É uma excelente oportunidade para os atletas surfarem ondas que podem levar ao título do campeonato. Os surfistas sabem disso e alguns dos principais nomes da elite do surf de ondas grandes no Brasil como, Lucas Chumbo, Pedro Calado e Gabriel Sampaio, caíram em Itacoatiara. E hoje, com a presença feminina das Big Riders Michelle Des Bouillions e Michaela Fregonese, ficou melhor ainda”, frisou Warnick.
Em cada janela aberta, de acordo com a ondulação das ondas, os atletas fizeram as filmagens e enviaram para a organização do evento. Após o encerramento, o material será julgado por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios adotados pela Liga Mundial para o surf de ondas grandes. Conforme a organização, o resultado será anunciado em outubro. Ao todo, serão distribuídos R$ 50 mil em prêmios, divididos entre os surfistas e seus cinegrafistas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.