O prefeito de Niterói, Axel Grael, (ao lado do secretário Leonardo Giordano), ressaltou que a gestão municipal investiu aproximadamente R$ 35 milhões no setor cultural.Divulgação PMN - Foto: Berg Silva
O prefeito de Niterói, Axel Grael, lembrou que a Cultura foi um dos setores mais atingidos pela pandemia e, por este motivo, foi um dos mais atendidos pelos programas desenvolvidos pela Prefeitura. “Além de alicerce de nossa identidade e história, a Cultura é um importante eixo gerador de emprego e renda, sobretudo em Niterói, que tem expressiva tradição cultural em diferentes setores”, destacou o prefeito.
Segundo a Prefeitura, o período de inscrição para o Prêmio Cultura e Território segue até o dia 25 de outubro, às 18h. "Podem participar coletivos, grupos ou agentes culturais (pessoa física ou jurídica) que já realizem atividades culturais de base comunitária, com representante maior de 18 anos, residentes no município há pelo menos um ano e que comprovem atuação na área de Cultura. As inscrições também estão abertas para Microempreendedores Individuais (MEIs) estabelecidos em Niterói com atuação na área de Cultura, Arte, Comunicação e/ou Conhecimento. O MEI deverá ser representado por pessoa física moradora da cidade há pelo menos um ano que comprove atuação na área da Cultura", informou a Prefeitura no texto.
De acordo com as informações, as ações precisam ter gerado, neste período, transformações socioculturais positivas nas comunidades e nos territórios em que são desenvolvidas, distribuídas em seis categorias: Mestras e Mestres da Capoeira - Prêmio Itamar da Conceição Magalhães (Mestrissimo Chita); Grupos e Agremiações Tradicionais do Carnaval; Grupos, Companhias, Coletivos e Artistas de Circo; Culturas Populares e Tradicionais; Culturas Urbanas e Cultura Comunitária.
De acordo com o secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano, a chamada pública é um investimento estratégico para a recuperação do setor no atual momento de retomada das atividades. Giordano ressaltou que esta foi a primeira pública lançada de maneira presencial pela Secretaria das Culturas no período pós pandemia e reforçou a importância da ação promovida pela gestão municipal.
“As atividades públicas, que garantem o sustento de quem vive de Cultura na cidade, retornam aos poucos. Esse é mais um incentivo da Prefeitura para dar fôlego aos artistas. O Prêmio tem como principal função garantir o direito à Cultura, reconhecer aqueles que já executam ações na cidade e estimular o setor cultural. Entre as novidades deste edital, o mínimo de 30% das propostas selecionadas será de proponentes iniciantes. Além disso, aqueles com pontuação acima de 60 pontos receberão certificado de reconhecimento como ação de Cultura e Território do município”, disse o secretário.
Conforme o Executivo, a chamada pública conta com políticas afirmativas que objetivam a promoção da diversidade e a redução da desigualdade étnica, racial e de gênero no acesso às políticas públicas de apoio e fomento ao setor artístico-cultural. Para consultar a chamada pública, basta acessar www.culturaniteroi.com.br. As inscrições podem ser realizadas pelo site serviços.niteroi.rj.gov.br e também pelo app Niterói Serviços ao Cidadão.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.