Documentário aborda os riscos de se utilizar silicone no peito a partir da própria experiência da autora.Divulgação

Depois de lançar em Portugal e estrear no Brasil com uma sessão no Theatro Municipal do Rio de Janeiro este mês, Ingrid Gerolimich apresenta agora o filme Explante em Niterói, nesta sexta-feira (18-03), às 19h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, com entrada gratuita.
Na exibição, a carioca traz um documentário a partir da própria experiência, de sofrer diversos sintomas no corpo pelo simples fato de utilizar o silicone no peito.
Ela que é documentarista, socióloga, psicanalista e colunista da Revista Fórum, é a diretora do trabalho que acaba de ser lançado em Portugal. "Decidi mergulhar fundo em questões importantes que afetam a vida de muitas mulheres, trazendo à tona as consequências de introduzir no corpo próteses nos seios", afirmou a Gerolimich.
Segundo as informações, a exibição especial em Niterói acontecerá com parceria da Secretária Municipal de Cultura de Niterói.
O documentário aborda o tema das cirurgias estéticas e o crescente movimento de mulheres que estão fazendo o chamado Explante, que é a retirada das próteses, seja pela sua relação com essas doenças, como também por um exercício de maior aceitação do corpo. "A diretora filmou todo o processo da sua cirurgia, entrevistou mulheres que passaram pelo procedimento, como também conversou com os maiores especialistas sobre o tema, nacionais e internacionais", afirmou a escritora no texto.
No filme Explante, Ingrid questiona a necessidade de se submeter a essa moda, aborda como a pressão estética sobre os corpos femininos tem colocado em risco a vida das mulheres, e revela que o “ficar mais bonita” ou tentar fazer parte do modelo de beleza imposto pela sociedade, pode trazer sequelas graves à saúde.

“O que me motiva com este documentário é poder levar informação a outras mulheres e travar o debate sobre este tema das cirurgias plásticas. O Brasil é o país campeão de cirurgias plásticas em todo o mundo e isso parece ser motivo de orgulho para muitos, mas pouco se fala sobre o outro lado da moeda: o comprometimento cada vez maior da saúde física e mental das mulheres na tentativa de atingir um padrão estético inatingível. Por isso, com este filme quero poder ao máximo levantar esse assunto para que possamos pensar em soluções coletivas em relação à pressão estética e suas consequências”, disse a diretora.

Ingrid Gerolimich é socióloga, psicanalista, entrevistadora e documentarista. Atua também escrevendo artigos sobre questões relacionadas ao universo feminino para a Revista Fórum, já tendo conversado com mulheres importantes para o cenário cultural, social e filosófico feminino, como Viviane Mosé, Elisama Santos, Elisa Lucinda, Manuela Dávila e muitas outras.

Em 2020, Ingrid Gerolimich lançou o curta-metragem Revolução dos Afetos, que fala sobre o tema da solidão na atualidade e sobre como os afetos precisam ser objeto de uma revolução pessoal e coletiva para que as pessoas possam pensar em novas possibilidades do existir.
Com Explante, Ingrid traz o debate sobre este universo das cirurgias plásticas e sobre como a pressão estética pode afetar a saúde física e mental das mulheres.