Axel Schmidt Grael, prefeito de Niterói, (ao fundo) recebeu o prêmio na categoria Cidade Empreendedora.Divulgação Sebrae - Foto: Andre Cyriaco
O prêmio Sebrae reconhece o trabalho dos prefeitos que têm os pequenos negócios como aliados para a geração de emprego, renda, inovação e para impulsionar a economia do país. “São ações do Sebrae que elevam muito a percepção e a visão do desenvolvimento municipal, trazendo a transformação e o entusiasmo necessários para dar uma vida nova às cidades brasileiras”, afirmou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Prefeitos dos quatro estados da região Sudeste inscreveram 519 projetos, com o total de 511 habilitados para a disputa nas oito categorias do Prêmio. Sete gestores municipais do Rio de Janeiro receberam o título em nível estadual e vão concorrer ao prêmio em nível nacional, em oito categorias: Sala do Empreendedor; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Inovação e Sustentabilidade; Desburocratização; Empreendedorismo na Escola; Cidade Empreendedora - Região Sudeste; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; e Compras Governamentais.
Dos sete municípios premiados ainda pelo Sebrae Rio, seis são do interior do Estado: Macuco; Teresópolis; São José do Vale do Rio Preto; Paty do Alferes; Cordeiro; e Vassouras.
O diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, salientou a importância de investir em políticas públicas para os pequenos negócios. “Os micro e pequenos negócios fazem o desenvolvimento econômico e social acontecer. São as prefeituras que, por meio de políticas públicas, fomentam esse setor e são responsáveis diretamente pela transformação do nosso estado. Que possamos trabalhar de mãos dadas para melhorar as condições das pequenas empresas que movimentam a economia e geram empregabilidade”, disse.
"O total de inscritos nessa edição foi recorde desde quando a premiação foi criada, mostrando a força do segmento dos micro e pequenos negócios - responsáveis por 76% dos empregos formais criados no país nos primeiros quatro meses do ano", afirmou o Sebrae no texto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.