Milton Nascimento e Lô Borges.Foto: Ronaldo Gorini/acervo Museu Clube da Esquina
A programação dos palcos alternativos contará com shows do grupo Cambada Mineira e de Claus Mózi na sexta (23); Wagner Tiso e Toninho Horta, Bellizar Luar, Karina Pontes, Luiza Reis e Raphaello Mazzei no sábado (24); e de Toninho Horta e Wagner Tiso, Sinfônica Ambulante, Chico Alves e Lê Santana, Igor Carvalho e Marabó no domingo (25).
“Saber que Niterói faz parte da história do Clube da Esquina como berço e fonte inspiradora de muitas de suas composições é um orgulho e a homenagem, com certeza, fala em nome de todos os niteroienses”, conta o prefeito de Niterói, Axel Grael. “Além da programação principal, esses palcos alternativos prometem envolver toda a cidade para homenagear um dos mais importantes álbuns da MPB”, afirmou Grael.
Para o presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Fernando Brandão, o fato de o Clube da Esquina ter buscado na cidade a inspiração para conceber boa parte do repertório, confirma a atmosfera musical formada por grandes artistas locais.
“Nós, músicos, sabemos o quanto Niterói influencia o cenário musical nacional e internacional. A atuação dos músicos daqui nas diversas bandas e trabalhos dos grandes artistas do país sempre foi muito expressiva. Não à toa, nossa cidade serviu de inspiração para composições do Clube da Esquina, um acontecimento especial que nos sinaliza que devemos cada vez mais potencializar a cultura musical e valorizar os músicos da nossa cidade”, conclui Brandão.
Programação principal – Nesta quarta (21), Theatro Municipal será palco de um talk show com Mayrton Bahia, Wagner Tiso, Toninho Horta, Márcio Borges, Telo Borges e Marcos Sabino, com moderação de Chris Fuscaldo, a partir das 19h. Na quinta (22), às 19h, Wagner Tiso Trio e Toninho Horta farão um show no Theatro.
Já o palco Marazul, em Piratininga, terá programação a partir das 19h, de sexta (23) a domingo (25). Na sexta, a apresentação será de Lô Borges; no sábado, o violoncelista Luiz Carlos Justino, da Orquestra da Grota, abre o show “Viva Milton - nosso Bituca” com artistas da cidade; na sequência, será a vez de Beto Guedes subir no palco. No domingo (25) , será a vez de Wagner Tiso, Toninho Horta, Som Imaginário e Beto Guedes se apresentarem.
Uma exposição fotográfica com imagens inéditas dos músicos na cidade na época da produção do disco estará à mostra nos locais do evento também.
Ligação entre Niterói e Clube da Esquina – Segundo Marcos Sabino, cantor e idealizador do evento, Milton Nascimento trouxe Lô Borges e Beto Guedes para o Rio e, depois de algum tempo, alugaram uma casa em Niterói, no bairro de Piratininga, na prainha, na encosta do Marazul, como era chamado o local na época. Lá se inspiraram para compor várias canções que fazem parte do disco que foi aclamado como o mais importante disco da história da MPB.
“Eu sempre achei que essa história, por tantos anos submersa, deveria ser contada e reverenciada como um presente aos niteroienses e a esses personagens que são referência de tantas gerações, em especial a dos anos 70, que viveu esse tempo lindo da música e bebeu dessa fonte da música mineira. E, agora niteroiense também.”
Sobre o Clube da Esquina – Com 21 músicas que ultrapassam uma hora de som, o álbum duplo é oficialmente creditado a Milton Nascimento e Lô Borges, no entanto é um trabalho de grupo, formado pelos dois e pelos músicos Beto Guedes, Toninho Horta, Flavio Venturini, Tavito, Wagner Tiso, Tavinho Moura, Nelson Angelo, Alaíde Costa, Robertinho Silva, Luiz Alves, Vermelho e Rubens Moreira Filho.
O álbum Clube da Esquina foi organizado conceitualmente pelo poeta e compositor fluminense Ronaldo Bastos. O disco foi lançado no Brasil em 1972 pela EMI-Odeon e chamou atenção pelas composições engajadas e a miscelânea de sons. Clube da Esquina foi eleito pela versão brasileira da revista Rolling Stones como o 7º melhor disco brasileiro de todos os tempos.
Confira a programação na íntegra:
Niterói e o Clube da Esquina - Palcos Alternativos
23 a 25 de setembro
Gratuito
Sexta-Feira - 23 de setembro
Cambada Mineira - Palco Jardim Icaraí - 19h
Claos Mózi - Palco São Francisco - 19h
Sábado, 24 de setembro
Wagner Tiso recebe Toninho Horta - Palco do Horto do Fonseca - 11h
Belliza Luar - Palco Jardim Icaraí - 15h
Karina Pontes - Palco Jardim Icaraí - 17h
Luiza Reis - Palco São Francisco - 19h
Raphaello Mazzei - Palco São Francisco - 21h
Domingo, 25 de setembro
Toninho Horta recebe Wagner Tiso - Palco do Horto do Barreto - 15h;
Choro na Rua - Palco Jardim Icaraí - 15h (participações de Sinfônica Ambulante, Chico Alves e Lê Santana);
Igor Carvalho - Palco São Francisco - 17h;
Marabó - Palco São Francisco - 18h.
Endereços:
Palco Jardim Icaraí: Rua Doutor Leandro Mota (Polo Gastronômico)
Palco São Francisco: Praia de São Francisco;
Palco do Horto do Fonseca: Alameda São Boaventura, 770 - Fonseca;
Palco do Horto do Barreto: R. Dr. Luiz Palmier, s/n – Barreto.
A programação principal pode ser conferida no link: http://www.niteroi.rj.gov.br/2022/09/16/niteroi-e-o-clube-da-esquina-evento-acontecera-entre-os-dias-21-e-25-de-setembro/.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.