Cliclistas de diversas faixas etárias, amadores e profissionais, aderiram ao passeio.Divulgação Ascom PMN - Foto: Luciana Carneiro
O evento acontece todos os anos em várias partes do mundo e tem como objetivo fazer com que as pessoas deixem os veículos em casa. O Dia Mundial sem Carro também pretende chamar a atenção para a bicicleta como um meio alternativo e sustentável de locomoção e para um trânsito mais seguro. O passeio ciclístico foi uma realização da Associação de Ciclistas do Estado do Rio de Janeiro e contou com o apoio da Prefeitura de Niterói por meio das secretarias de Esporte e Lazer, do Clima, Programa Niterói de Bicicleta e a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans).
“A cidade está desenvolvendo cada vez mais e apoiando atividades e iniciativas deste porte porque elas vão ao encontro ao trabalho que estamos realizando de mobilidade, sustentabilidade e incentivo ao uso de bicicletas, também como forma de reduzir as emissões de carbono. Conscientizar a população é fundamental e essa adesão ao evento mostra que as pessoas estão cada vez mais entendendo a importância de movimentos como este para um dia a dia mais sustentável”, destacou o secretário do Clima, Luciano Paez, que participou do passeio.
Dentro das ações do Plano Niterói 450 anos, nos eixos Clima e Resiliência, Niterói vem realizando e estimulando iniciativas sustentáveis de mobilidade. Entre essas iniciativas, estão projetos que visam reduzir a emissão de gases, e a meta de se chegar a 120 quilômetros de ciclovias até 2024.
No passeio, os ciclistas seguiram pela Avenida Litorânea; passaram pelas praias da Boa Viagem, Icaraí, São Francisco e Charitas; entraram no Túnel Charitas-Cafubá e retornaram até a Concha Acústica pela Avenida Roberto Silveira.
O trajeto foi acompanhado e monitorado por agentes da NitTrans, além de batedores com motocicletas que fizeram o balizamento do trânsito com o apoio da Guarda Municipal.
“Tivemos um trajeto tranquilo e organizado. Foram feitas paradas estratégicas para que os participantes pudessem se juntar já que o número de pessoas foi muito grande. O balanço foi positivo”, explicou Wagner Santos, inspetor geral de Operações da NitTrans.
O coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, destacou que a cidade recebeu para o passeio 43 grupos de vários municípios, além de um número muito grande de moradores da cidade.
“Esse passeio ciclístico nesse formato é o mais antigo em atividade no Brasil. Ele encerra esse ciclo do Mês da Mobilidades na cidade, com a união dos mais diversos grupos para demonstrar a força da bicicleta. Niterói é, cada vez mais, a porta de entrada para um ciclo de turismo e de atividades deste porte. Foi um evento realmente maravilhoso que reuniu grupos de diversos municípios, e mostrou como a cidade está preparada para essa recepção”, afirmou Filipe Simões.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.