O prefeito de Niterói, Axel Grael, disse que os recursos públicos em Niterói são utilizados com absoluta responsabilidade.Reprodução
Pelo quinto ano consecutivo, o município alcançou superávit financeiro. Em 2021, o resultado positivo foi de R$ 1.678.820.223,83, mantendo a regularidade previdenciária. As despesas com pessoal ficaram em 35,66% do orçamento, com a manutenção do respeito ao limite máximo constitucional da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 54%.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que a aprovação unânime das contas do município por parte do TCE comprova a responsabilidade na administração dos recursos públicos e o compromisso com uma gestão fiscal eficiente.
“Os recursos públicos em Niterói são utilizados com absoluta responsabilidade, e sempre levando em consideração as prioridades da população, sobretudo nas áreas de saúde, educação, segurança e assistência social. Há alguns anos alcançamos a excelência na gestão fiscal e assim vamos seguir sempre com a missão de executar políticas públicas e desenvolver ações para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Niterói. A aprovação da prestação de contas de 2021, por unanimidade, por parte do TCE, mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Grael.
O Tribunal de Contas do Estado ressaltou o cumprimento dos índices constitucionais de investimento em educação e saúde, além do exigido pelo artigo 212 da Constituição Federal. A Prefeitura aplicou o percentual de 26,69% na manutenção e no desenvolvimento da Educação, superando o limite mínimo de 25%. O investimento na Saúde também foi superior ao exigido pela legislação. Foram aplicados 16,39% em ações e serviços públicos na área, com um piso previsto em lei de 15%.
A controladora geral do município, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, disse que a aprovação das contas de 2021 demonstra a seriedade do trabalho realizado pela Prefeitura de Niterói.
A secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz, enfatizou que a aprovação das contas do primeiro ano de gestão do prefeito Axel Grael reflete o compromisso com a população de Niterói.
A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, lembrou que Niterói elaborou um planejamento estratégico a longo, médio e curto prazo.
O procurador geral de Niterói, Francisco Soares, disse que a aprovação das contas é de muita relevância e reflete o trabalho correto feito no dia a dia.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.