Rio - A Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) acredita ter desarticulado a 'quadrilha da retroescavadeira' após a prisão de Renato Costa Gonçalves, conhecido como "Maluquete", de 39 anos. Ele foi capturado na noite desta terça feira, em uma casa, no bairro do Caju, na Zona Portuária.

De acordo com o delegado Rodrigo Santoro, da especializada, o bando é ligado ao tráfico nas favelas Gogó da Ema, na Baixada, e Pedreira, na Zona Norte do Rio, e composto por 15 a 20 criminosos. Destes, oito já estão presos e quatro foram identificados e são procurados. Segundo Santoro, Renato era responsável por dirigir a retroescavadeira.
"Com o enfraquecimento do tráfico na região, eles participaram dessas ações desesperadas para angariar dinheiro, além do roubos de veículos e cargas", afirmou o delegado.
Os bandidos sabiam que Maluquete já havia trabalhado com retroescavadeiras e, por isso, tiveram a ideia de praticar os crimes usando o equipamento. Para o delegado, contudo, a quadrilha não foi bem sucedida.
"Em duas oportunidades eles não levaram os caixas, uma vez levaram o caixa vazio e em outra a retroescavadeira quebrou", completou Santoro.
Em depoimento, Maluquete confessou que participou de quatro roubos do tipo. Segundo a polícia, no entanto, o número chega a pelo menos seis.
Roubos frequentes na Baixada Fluminense
O último ataque do 'bando da retroescavadeira' ocorreu na última sexta-feira. Criminosos arrombaram uma farmácia em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, que já havia sido alvo do grupo. Só que dessa vez a retroescavadeira enguiçou e frustou o plano dos ladrões.

Eles fugiram e deixaram para trás o caixa eletrônico e a retroescavadeira.
No dia 4 de junho, bandidos roubaram um caixa no bairro Jardim Bom Pastor, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Horas depois, o cofre foi encontrado intacto, sem sinais de arrombamento, na comunidade Gogó da Ema. Houve confronto entre policiais e bandidos, mas ninguém se feriu.
Em maio, bandidos armados com fuzis roubaram o caixa eletrônico de um pet shop na Avenida Pastor Martin Luther King Junior, número 1.111, em Inhaúma, Zona Norte. Os criminosos também usaram uma retroescavadeira no crime.