Rio - O espólio de Abílio Soares de Souza, que até a década de 1960 era dono de praticamente todos os terrenos da Barra da Tijuca, ocupa o primeiro lugar na lista de devedores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do Rio. A informação está no parecer prévio de 2012 do Tribunal de Contas do Município.
O documento lista, ainda, os outros nove grandes devedores do IPTU, cujo débito somado alcança o valor de R$ 6,6 bilhões: Parques Temáticos S/A, Itanhangá Golf Club, Caixa Previdenciária dos Funcionários do Banco do Brasil.
Empresário
Grande proprietário de terras entre a Barra da Tijuca e o Recreio, o empresário Pasquale Mauro aparece em quinto lugar na lista, seguido de Pargim Empreendimentos, Sendas S/A, Hotéis Palace, Manoel da Silva Abreu e Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Isenção fiscal
Segundo o vereador Paulo Pinheiro (Psol), integrantes da base governista na Câmara Municipal tentam aprovar uma isenção fiscal para a FGV. “Isso não faz sentido, uma vez que a instituição é uma das principais devedoras de IPTU.”