Por elisa.souza

Rio - Depois da controversa reportagem publicada pelo jornal The Chicago Sun-Times nesta semana, em que o colunista Neil Steinberg criticou duramente a escolha do COI pelo Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, o prefeito Eduardo Paes rebateu nesta sexta-feira as acusações feitas contra a Cidade Maravilhosa. Em entrevista à Rádio CBN, quando questionado sobre o assunto, o prefeito se posicionou contra a postura da publicação americana e fez uma defesa efusiva do Rio.

"Babem de inveja, somos muito melhores do que vocês! O Rio não é o paraíso e não é a (cidade) mais perfeita do mundo. Longe disso, e ninguém está dizendo que é. Agora, não vamos transformar tudo o que a gente faz nesse complexo de vira-latas, achar que tudo é uma desgraça. Não estou dizendo que não tem que criticar falha. O prefeito está aqui para isso, para admitir erros quando eles acontecem, mas não dá para ficar o tempo todo pensando "somos os piores". (O Rio) é uma cidade que tem problemas de infraestrutura, mas que está avançando, está olhando para frente e que está fazendo um evento lindo (se referindo à Jornada Mundial da Juventude)", declarou o prefeito.

Publicação americana ironiza escolha do Rio de Janeiro como sede dos jogosReprodução Internet

No texto do jornal americano, o colunista simulou uma carta ao Comitê Olímpico Internacional em que perguntava se o órgão já estaria arrependido por ter escolhido o Rio de Janeiro como sede dos Jogos. Neil Steinberg defendeu ainda que a escolha de Chicago teria sido muito melhor. Segundo ele, embora a cidade americana não esteja isenta de problemas, o povo desejava as Olimpíadas, ao contrário dos brasileiros que se manifestaram contra a realização dos Jogos. Sobre as polêmicas declarações, o prefeito do Rio garantiu não concordar.

"Chicago está morrendo de inveja da gente. Aquilo é uma cidade, perto da nossa, que é um horror, fria, cheia de conflitos raciais, guetos, onde os pretos e os brancos não se misturam. Chicago perdeu porque é pior que o Rio. Com todo respeito a Chicago, perdeu para o Rio porque o Rio é melhor. Perdeu para o Rio porque os cariocas são mais receptivos. Perdeu para o Rio porque o Rio está avançando. Perdeu para o Brasil porque o Brasil está olhando para frente. Temos problemas, não vamos resolver todos, não vamos deixar tudo resolvido do dia para a noite, mas não vamos transformar nossa cidade num inferno na terra. Ao contrário. Estamos em um lugar abençoado, com um Papa especial, num momento especial. Não vamos esculhambar com a nossa cidade", declarou o prefeito.

O Rio de Janeiro foi escolhido como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 em 2009, deixando para trás, além de Chigago, as cidades Madrid e Tóquio. Essa será a primeira Olimpíada realizada na América do Sul.

Você pode gostar