Por tamyres.matos

Rio - A partir de agora as crianças nascidas no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte, não precisam mais se deslocar da unidade de saúde para registrar seus filhos. Foi inaugurado na unidade um posto do 14º Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, emitindo gratuitamente a primeira via da certidão de nascimento. Quinze mulheres já foram beneficiadas com a emissão da certidão de nascimento de seus filhos.

Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, em todo o Brasil quase 600 mil crianças até 10 anos não eram registradas, sendo que no município do Rio esse número chega a mais de três mil casos. A certidão de nascimento é o primeiro e mais importante documento de um cidadão. Sem ela a criança não pode ser matriculada em escolas e, quando adulto, não pode tirar carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, ou mesmo se inscrever em programas sociais, como o Bolsa Família.

O posto no hospital Ronado Gazolla fará o registro das crianças nascidas exclusivamente na unidade e emitirá apenas a primeira via da certidão. Já as crianças nascidas em outras unidades de saúde ou em domicílio, continuarão sendo registradas na sede do cartório, em Madureira. O posto cartorário também fará o registro dos óbitos ocorridos no hospital.

Para tirar a certidão de nascimento será necessário apresentar no posto cartorário a Declaração de Nascido Vivo (DNV) emitida na unidade, original e fotocópia da carteira de identidade, habilitação ou carteira de trabalho dos pais; sendo que para os que forem casados oficialmente, a certidão de casamento também será obrigatória. Nos casos em que o pai e a mãe forem solteiros é necessário que o pai vá pessoalmente ao posto para registrar a criança em seu nome, caso contrário a certidão sairá apenas com o nome da mãe.

Você pode gostar