Rio - O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias foi celebrado no Rio com mutirão para coleta de lixo na Lagoa Rodrigo de Freitas, que reuniu 14 empresas e 140 trabalhadores na 6ª Ação Nacional de Limpeza Ambiental promovida pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental. Ano passado, na mesma ação, foram retiradas 22 t de lixo das ruas.
Criada há 10 anos pela organização ambientalista Instituto Aqualung, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de não sujar o litoral, mesmo com pequenas quantidades de lixo.
A campanha atraiu olhares de várias famílias que tiraram o sábado para aproveitar a beleza da Lagoa.
“Apenas os garis não dão conta. Esse pessoal é comprometido”, comentou a publicitária Cristiane Migueres.
“Precisava ter essa campanha para conscientizar as pessoas. As coisas já estavam fora de controle”, disse a eletrotécnica Renata Barbosa.
Além das ações de limpeza, foram realizadas para crianças, de maneira lúdica, atividades gratuitas das 10 às 14h. No Parque dos Patins, teve recreação infantil, com oficinas de artes, reciclagem infantil e teatro de fantoche com o tema ‘Economia da Água’.
Para os adultos, foram oferecidos serviços de saúde, como medição da pressão arterial, avaliação do peso (e massa corporal) e sessões de shiatsu. “Realmente o lixo diminuiu bastante nas ruas. É importante cada um fazer a sua parte”, frisou Marcelo Migueres, meteorologista.