Rio - Os advogados Marcos Ferreira de Mello e Laerte Gomes de Carvalho foram condenados, nesta segunda-feira, por promover ou facilitar a fuga do traficante Diego de Souza FeitoZa, o DG, da 25ª DP (Engenho Novo), em julho de 2012. Marcos foi condenado a 4 anos de prisão no semiaberto e Laerte a 4 anos e seis meses em regime fechado. A sentença é da juíza Maria Izabel Pena Pieranti, da 16ª Vara Criminal, que decidiu ainda que os acusados poderão recorrer em liberdade.
Luan de Souza Feitoza, o Big Big (irmão de DG), Davi Moraes de Sá, o Davi Paraíba, Alan Mendonça da Silva, o Lourinho, Carlos Gomes de Carvalho Júnior, o Juninho do Vasco e Eber do Nascimento Cândido, o Ebinho já foram condenados.
DG morreu em troca de tiros com PMs do Bope
Policiais encontraram, no dia 6 de abril, o corpo do traficante Diego de Souza Feitosa, o DG, resgatado por comparsas da 25ª DP (Engenho Novo), em julho do ano passado. Considerado o chefe do tráfico de drogas de Manguinhos, ele foi achado em uma van nos arredores da Favela Parque Alegria, no Caju, Zona Norte.
DG morreu durante troca de tiros com policiais do Bope nas comunidades Nova Holanda e Parque União, no Complexo da Maré. O motorista da van disse à polícia que foi obrigado por bandidos, que choravam muito, a tirar o corpo de DG do local e levá-lo até o IML, em São Cristóvão. O condutor parou ao avistar uma patrulha do 4º BPM (São Cristóvão).
Os policiais e o motorista então levaram a van com o corpo de DG até a Divisão de Homicídios (DH), na Barra da Tijuca. Na operação do Bope, um outro suspeito, identificado como Felipe da Silva dos Santos foi ferido e levado ao Hospital de Bonsucesso.
Um homem morreu na incursão. Com ele foi encontrada uma pistola 9mm. Equipes do Batalhão de Choque ficaram nos acessos da Nova Holanda para evitar manifestações de luto ordenadas por traficantes.
Fuga de delegacia
DG tinha sido preso em 2 de julho de 2012 por policiais do 22º Batalhão (Maré), após sofrer acidente de moto na Rua Leopoldo Bulhões, importante via da Zona Norte. Ele tinha ferimentos leves. Horas após a prisão, um grupo de traficantes do Complexo de Manguinhos invadiu a 25ª DP e usou dois carros para resgatá-lo. Desde então, o criminoso estava foragido.