Por marcello.victor

Rio - Teve início na madrugada desta segunda-feira, os bloqueios no trânsito da região da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, onde à tarde será realizado o leilão do campo de petróleo de Libra, no Hotel Windsor, na Avenida Lúcio Costa. Cerca de 150 homens do Exército formam cordões de isolamento na via, evitando o acesso de carros e pedrestres ao local. Grades foram colocadas da porta de prédios até a beira do mar. A presença dos militares visa evitar a aproximação de manifestantes. Até o início da manhã não foi verificada a presença deles no local.

O principal ponto de interdição nesta madrugada é na Avenida Lúcio Costa, entre as ruas Deputado José da Rocha Ribas e John Kennedy. Quem acessa a via no sentido Recreio dos Bandeirantes é obrigado e pegar o retorno pouco após a Praça do Ó, na altura do número 2.380, próximo ao Posto 3. Dez militares formam uma primeira barreira no local. Eles orientam os motoristas a pegar a Avenida das Américas. Moradores e pedrestres podem circular apresentando comprovante de residência.

Cerca de 100 metros após a primeira barreira há um isolamento com grades e cerca de 70 soldados com escudos. O esquema se repete do outro lado da via, impedindo quem segue em direção a São Conrado. Os militares também estão baseados estratégicamente em algumas vias do bairro. Ruas que dão acesso pelos fundos e lateralmente ao Windsor também estão bloqueadas ao trânsito.

As mudanças no trânsito pegaram de surpresa alguns motoristas. A cozinheira Natália Cunha, de 21 anos, teve que mudar o trajeto para chegar até o Recreio dos Bandeirante, onde trabalha. "Ninguém avisou nada. Fiquei sabendo agora pelo Exército. Vou ter que dar uma volta para pegar a Avenida das Américas e depois seguir", reclamou.

A Secretaria Municipal da Transportes e da CET-Rio informaram em nota que as seguintes vias estão fechadas: Rua John Kennedy; Rua Deputado José da Rocha Ribas; Rua Prudência do Amaral; Rua Martinho de Mesquita; Rua Embaixador Gilberto Mafra; Rua Arquiteto Afonso Reidy (entre as ruas John Kennedy e Prudência do Amaral); Rua Zaco Paraná (entre as ruas John Kennedy e Prudência do Amaral); e Rua Paranhos Antunes (entre John Kennedy e Prudência do Amaral).

Os ônibus que passam pela Avenida Lúcio Costa serão remanejados para a Avenida das Américas, Avenida Armando Lombardi e Avenida Ministro Ivan Lins. Ao todo oito linhas terão seu trajeto alterado: 302 (Rodoviária x Recreio, via Avenida Lúcio Costa); 309 (Central x Alvorada, via Botafogo/Avenida Lúcio Costa); 316 (Central x Recreio, via Botafogo/Avenida Lúcio Costa); 317 (Central x Alvorada, via Túnel Santa Bárbara - Circular); 332 (Castelo x Taquara, via Barra da Tijuca); 748 (Cascadura x Barra, via Estrada de Jacarepaguá - Circular); 805 (Alvorada x Jardim Oceânico - Circular) e 844 (BarraShopping x Barrinha - Circular).

A Secretaria de Segurança Pública do Rio divulgou nota na noite de sábado informando que as polícias Militar e Civil estão mobilizadas para atuar em estreita colaboração com o Exército Brasileiro na Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Leilão do Campo de Libra. A ação foi determinada pela presidente Dilma Roussef. Para esta segunda-feira estão previstos protestos de petroleiros e integrantes do grupo Black Bloc, às 10h, na região do leilão, e às 17h no Centro do Rio.

O Campo de Libra do Pré-Sal foi descoberto em 2010. Ele está localizado na Bacia de Santos, a 170 quilômetros do Rio e é conseiderado a maior reserva de petróleo descoberta no Brasil.

Você pode gostar