Por cadu.bruno

Rio - Cerca de três mil obras públicas estão paradas no Brasil — a culpa é da falta de planejamento, diz o presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custo, Paulo Dias. Para ele, a corrupção, que facilita o aumento de custos, ajuda a explicar o motivo de tanto descaso.

Por que há tantas obras públicas paradas no Brasil?

Infelizmente, há uma cultura de falta de planejamento. Uma obra que não é planejada acaba, fatalmente, sendo superfaturada. Esse hábito de não planejar um empreendimento costuma ser movido por má-fé, por corrupção. A situação é ainda pior quando a construção envolve recursos públicos.

Mas de que maneira isso ocorre?

O mecanismo é simples: o planejamento não é feito e, dessa maneira, não se sabe ao certo quanto se vai gastar durante o processo. Mesmo assim, a obra é licitada, e a verba, liberada. Acontece que, durante a construção, necessidades de compra que não foram previstas vão surgindo

Afinal, não houve planejamento. Com isso, verbas complementares acabam sendo liberadas. As reformas de alguns estádios para a Copa são casos típicos. Os valores finais ficaram muito altos.

Que elementos são deixados de lado quando não há planejamento?

Todos. Dos mais avançados até os mais básicos. No Brasil, há obras públicas que nem sequer incluem no orçamento a compra de equipamentos de segurança para os trabalhadores.

Você pode gostar