Por thiago.antunes
Rio - O prefeito Eduardo Paes foi anunciado, na Prefeitura de Nova Iorque, como o próximo presidente do grupo C40 de Liderança Climática das Cidades, nesta terça-feira. Paes assume o posto em fevereiro, durante a Conferência de Prefeitos do C40, em Joanesburgo, sucedendo assim o prefeito de Nova Iorque, Michael R. Bloomberg, que presidiu o C40 nos últimos três anos.
A convite do prefeito do Rio, Bloomberg permanecerá como presidente do Conselho do C40, do qual participam as cidades de Berlim, Buenos Aires, Hong Kong, Houston, Jacarta, Joanesburgo, Londres, Nova Iorque, Seul e Tóquio. O Rio de Janeiro é a primeira cidade emergente a presidir o C40 e o prefeito do Rio permanece no posto durante três anos.
Publicidade
Como presidente do C40, Paes vai definir a direção estratégica da organização a partir do legado de Bloomberg, que estabeleceu o C40 como a organização líder mundial em ações climáticas. Como presidente do Conselho, o prefeito Bloomberg vai gerenciar as operações diárias da equipe e será o conselheiro do novo presidente e da organização.
“É uma grande honra, estou muito entusiasmado em levar a organização adiante e em construir algo de impacto global a partir do legado do prefeito Bloomberg. Assumir a presidência da C40 é uma oportunidade fantástica para o Rio e para o Brasil. O Rio é a primeira cidade de um país em desenvolvimento do Hemisfério Sul a assumir a presidência. Cada vez mais as cidades assumem um protagonismo maior. O processo de intercâmbio entre elas é fundamental e é exatamente isso que o C40 faz", disse Paes.
Publicidade
Para o prefeito, uma das medidas mais importantes já tomadas pelo C40 foi o compromisso de redução de emissão carbono até 2030, com metas e tarefas para cada cidade, estabelecidos no encontro do grupo, no Rio, em 2012.
Na presidência do C40, Paes buscará aprofundar a colaboração entre cidades, objetivo essencial do grupo.  Na Prefeitura de Nova de Iorque, Paes falou da implementação do sistema de BRT que vai elevar o número de usuários de transporte público de uma proporção inicial de 18% da população local para 63% até 2015. O prefeito também citou o mapeamento de áreas de risco e o Centro de Operações Rio (COR), uma espécie de nervo central da cidade onde serviços críticos - de coleta de lixo a respostas de emergência e controle de trânsito - são monitorados para melhorar a eficiência e o tempo de reação da cidade. Por seus esforços na urbanização das favelas, o Rio recentemente ganhou o Prêmio C40 & Siemens de Liderança Climática das Cidades na categoria “Comunidades Sustentáveis”.
Publicidade
Saiba mais sobre a C40
O C40 foi criado em 2005 pelo ex-prefeito de Londres, Ken Livingstone, tendo 18 cidades com integrantes. Em menos de um ano, o número de prefeituras filiadas chegou a 40. Atualmente, cerca de 60 cidades o compõem. Depois de Livingstone, David Miller, prefeito de Toronto, presidiu a entidade. Ele foi sucedido por Bloomberg, que cede lugar a Paes, eleito em agosto.
Publicidade
A C40 é a principal rede global de megacidades e atua para promover o desenvolvimento urbano sustentável por meio de estratégias para enfrentar as mudanças climáticas e ampliar a resiliência das cidades. O objetivo é implementar estratégias para redução das emissões de carbono nas megacidades e ampliação da resiliência das comunidades locais.