Por cadu.bruno
Rio - Um homem ainda resiste à desocupação no antigo Museu do Índio, no Complexo do Maracanã, nesta segunda-feira. Um índio está no alto de um árvore e se recusa a descer. Bombeiros e um negociador do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram chamados para tentar retirar o indígena do local.
Policiais realizaram um cerco na área e retiraram algumas pessoas à força. Um manifestante foi detido por resistência. Ao todo 26 pessoas foram levadas para a 18ª DP (Praça da Bandeira) até às 13h30 desta segunda.
Polícia leva manifestantes à delegacia após desocupação do Museu do ÍndioFabio Gonçalves / Agência O Dia


>>> GALERIA: Confira fotos da desocupação realizada pela PM

Publicidade
Segundo o titular da distrital, Fábio Barucke, os detidos foram ouvidos, autuados por resistência e liberados. A pista sentido Centro da Radial Oeste foi fechada a partir da Rua São Francisco Xavier, após o Viaduto da Mangueira, por cerca de 2h30. A via foi reaberta por volta das 10h. O grupo foi retirado do museu e levado para um ônibus da PM.

"Houve ilegalidade nas prisões porque não há ordem judicial para a desocupação. Os policiais usaram gás de pimenta e agrediram manifestantes", explicou o advogado André de Paula, da Frente Internacional dos Sem-Teto, que está na 18ª DP. Manifestantes e policiais estão na distrital, onde serão ouvidos pelos agentes.

Polícia leva manifestantes à delegacia após desocupação do Museu do ÍndioFabio Gonçalves / Agência O Dia

Titular da 18ª DP, o delegado Fabio Barucke foi até o local tentar convencer o índio a descer da árvore. De acordo com ele, um mandado de desocupação está sendo levado para a distrital. Por outro lado, o indígena afirmou que só descerá da árvore após apresentação do documento.

O estudante de enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Dalvi, de 24 anos, disse que uma pessoa foi agredida enquanto os indígenas subiam no telhado do museu. "Um policial tentava conversar, mas outros eram mais agressivos e uma pessoa levou um soco na barriga", afirmou o estudante, que disse ter ido ao local prestar socorro "em caso de necessidade".

Em nota, o Governo do Estado informou que o antigo Museu do Índio não será derrubado. Ele será transformado em um Centro de Referencia das Culturas Indígenas.

Índio resistiu em árvoreFabio Gonçalves / Agência O Dia