Mais Lidas

Espuma amarelada nas praias do litoral afasta banhistas

Segundo especialistas, coloração da espuma é provocada pela morte das algas, chuvas e presença de material orgânico

Por bianca.lobianco

Rio - Uma espuma amarelada afastou os banhistas das praias das Zona Sul e Oeste do Rio. Muitas pessoas preferiram curtir o sol escaldante apenas nas areias. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a espuma não é tóxica.

Espuma amarelada é causada pela morte de algas Ernesto Carriço / Agência O Dia

De acordo com especialistas, a espuma é provocada pela morte das algas, que na semana passada causou uma coloração marrom em todo o litoral.  Além da chuva, a espuma também é causada pela presença de material orgânico, ou seja, esgoto ou material deixado na praia.

"Florações de algas são comuns no verão e resultam de fatores como temperatura e insolação elevadas, combinadas com mar calmo e nutrientes na água. Quando as algas entram em decomposição, dependendo das condições oceanográficas e de clima, pode ocorrer a formação de espuma. A entrada de uma frente fria no oceano neste fim de semana ocasionou a incidência de ventos mais fortes e agitou o mar, favorecendo a formação da espuma", diz o comunicado do Inea. 

O Inea adverte que o banho de mar deve ser evitado nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas.

Espuma amarela afasta banhistas das praias da Zona SulErnesto Carriço / Agência O Dia




Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia