Por tamyres.matos
Rio - Agentes da Guarda Municipal realizaram um parto na tarde desta quarta-feira. Simone Rodrigues de Paula Diniz, de 23 anos, deu à luz em plena Avenida Cesário de Melo, uma das mais movimentadas de Campo Grande, depois do carro que a levava ao hospital enguiçar.
A equipe da GM-Rio estava em um posto próximo ao local abastecendo a viatura, por volta das 15h, quando um casal que estava ajudando no transporte da gestante saiu em busca de ajuda, pois ela já havia entrado em trabalho de parto. o casal estava muito nervoso e os GMs logo partiram para socorrer a gestante.
Publicidade
O trabalho envolveu toda a equipe, formada por sete agentes. Foi necessário retirar o veículo do meio da via e controlar o trânsito, para evitar colisões. Os guardas chegaram a acionar o Corpo de Bombeiros, porém, o bebê não esperou. Antes de chegada da ambulância, ele começou a coroar e o líder operacional Paulo Roberto de Oliveira, da 14ª Inspetoria (Santa Cruz), precisou fazer o parto do menino dentro do carro da família, além de acalmar a mãe.
Paulo conta que após o parto enrolou o bebê em uma manta e colocou no colo da mãe. O procedimento foi feito sem a retirada do cordão umbilical, por questões de segurança. Quando a ambulância do Corpo de Bombeiros chegou, o médico cortou o cordão umbilical e prestou os primeiros socorros.
Publicidade
“É uma emoção muito grande. As lágrimas vêm aos olhos quando lembro que ajudei a trazer uma vida para o mundo”, destaca o guarda, que tem mais de 20 anos de serviços prestados para a Instituição.
A mãe e o bebê, que se chamará Téo, foram encaminhados para o Hospital Estadual Rocha Faria. Segundo a direção da unidade, ambos passam bem.