Por tamyres.matos
Rio - A Coordenadoria Especial de Transporte Complementar da Secretaria Municipal de Transportes deu início ontem à segunda licitação do novo Sistema de Transporte Público Local (STPL) para preencher as últimas 671 vagas planejadas para o serviço de vans legalizadas na cidade. Mais de 1 mil candidatos se inscreveram e o órgão terá o prazo de 90 dias para analisar as documentações e concluir o processo. Os selecionados irão circular em 46 linhas nas zonas Norte e Oeste.
As vagas são remanescentes da primeira licitação, realizada em janeiro de 2013, que não conseguiu alcançar a meta das 3.502 licenças para o sistema de vans legalizadas do município. No sistema antigo, chamado de Transporte Especial Complementar, havia 6.000 vans autorizadas e estima-se que outras 6.000 rodavam de forma irregular.
Publicidade
Segundo a Coordenaria de Transporte Complementar, o total de vagas planejadas para a cidade não foi alcançado na primeira licitação porque não houve candidatos suficientes que apresentaram as todas exigências. Os selecionados nesta segunda licitação vão operar na áreas de planejamento 3 (parte da Zona Norte, que inclui Grande Méier, Penha, Bonsucesso e Ilha do Governador) e 5 (Santa Cruz, Pedra de Guaratiba e Paciência, na Zona Oeste).
O órgão informou que ainda não há prazo a entrada em operação dos novos permissionários, nem data para o anúncio dos novos bairros a adotarem o STPL. No ano passado, já foi implementado o novo sistema nas AP 2 (Zona Sul, com duas linhas e 66 vans) e na AP 4 (Barra, Recreio e Jacarepaguá, com 18 linhas e 362 vans).
Publicidade
No STPL, os veículos terão identidade visual padronizada, com identificação do itinerário, e deverão aceitar o bilhete único, além de cobrar a tarifa básica (R$ 2,75).