Por thiago.antunes
Rio - O verão é um bom motivo para ganhar dinheiro. Pelo menos para algumas pessoas, como Alexandre Modesto Cury, 43 anos. Ele avançou na ideia de vender sacolés de frutas. Ao invés de oferecer as delícias geladas em casa, ele resolveu levar até a população e ainda criou o disque-sacolé. No calorão de mais um dia quente, quem passa apressado pelo calçadão de Nilópolis encontra a saborosa ferramenta para enfrentar o clima abrasador desse verão: é o sacolé do Baiano.
Baiano dá brinde quando tem encomenda de mais de 20 sacolésMaria de La Gala / Agência O Dia

Há seis anos no ramo, ele faz sucesso com os comerciantes, pedestres e moradores da região. A moto, abastecida com mais de cem sacolés, circula pelo Centro atraindo clientes. A maioria já é comprador assíduo. “O meu favorito é o de açaí com morango. É dos melhores que já provei”, confessa o agente de viagens Vinícius Buriti, de 19 anos.

O sacolés vão longe. Alexandre aceita encomendas e leva em casa as sobremesas refrescantes, que saem por R$2,50 cada. “Os pedidos chegam no fim da tarde. Para entregas devem ser acima de dez”, explica o vendedor, que dá um de brinde para compras acima de 20 unidades. Quem mora em Anchieta, Olinda, Ricardo de Albuquerque, Edson Passos e até Mesquita, só precisa de um telefonema para dar fim ao calorão.

Adoçante
Publicidade
E no balaio do ‘Baiano’ o que não falta é sabor para todos os paladares. Manga, uva, coco e chocolate são os básicos dessa lista geladinha que ainda inclui sacolés de mousse de limão e maracujá, abacaxi com hortelã, prestígio e o cremoso morango com banana. “Já estou preparando versões ‘diet’, feitas com adoçantes”, adianta.
Com uma média de vendas que beira os 300 saquinhos por dia, Alexandre já financiou um carro e sua moto. “Minha esposa ajuda a preparar tudo”, diz Baiano, que já teve outras profissões na vida. Inspirado por uma reportagem na TV, que mostrava um vendedor de sacolés itinerante, Alexandre largou o emprego de motorista de ônibus para se arriscar no ramo de vendas.
Publicidade
“E a nova opção deu muito certo. Nenhum emprego me pagou tão bem até hoje. Faço meu horário de acordo com a minha necessidade e não tenho patrão para mandar em mim”, comemora. Para fazer encomendas, basta ligar para 99645-3696 ou 2691-7080.