O número de vacinados representa apenas 2,28% do total dessa população na capital fluminense. De acordo com o Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram distribuídas 4863 vacinas até quarta-feira (19) no posto do Maracanã. Entre o perfil da população imunizada estão: pessoas com síndome de down, Transtorno do espectro autista (TEA) e paralisia cerebral.
Somados os dados verificados nos portais das duas secretarias, o total de pessoas com deficiência vacinadas é de 11.650. Se for considerado este número, apenas 3,92% dessa população recebeu a primeira dose do imunizante.
De acordo com o calendário de vacinação contra covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desta quinta-feira (20), pessoas com deficiência que possuem 39 anos ou mais e ainda não foram vacinadas, devem procurar o posto de vacinação mais próximo para tomarem a primeira dose.
A Secretaria Municipal de Saúde foi procurada na tarde desta quinta-feira (20) para responder se a campanha para este público seria estendida, mas não houve retorno até o momento de finalização da reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.
Deficiência visual - 42% -189.884
Deficiência auditiva - 15% - 67.816
Deficiência intelectual/ psicossocial - 16% - 72.337