Por cadu.bruno

Rio - A Praia de Ipanema, na altura do Posto 8, foi decorada neste sábadp por bactérias desenhadas na areia, uma referência ao mar poluído. O protesto, batizado de ‘Bacteriato’, aconteceu pela manhã e foi idealizado pela organização Meu Rio, que convocou as pessoas para participar através do Facebook. O movimento chamou a atenção de banhistas, que usaram o cenário, composto também por vasos sanitários e cartazes bem-humorados, para tirar fotos.

>>> PROTESTO: Confira imagens do protesto 'Bacteriato' em Ipanema

Segundo a coordenadora da organização, Leona Deckelbaum, o objetivo do protesto é começar uma luta para que toda a cidade tenha tratamento de esgoto. “Estes vasos sanitários retratam a realidade que a gente não vê, que são mais de 18 mil litros de esgoto não tratado jogados por segundo na Baía de Guanabara. Fica impossível entrar no mar assim”, alegou ela.

Para o representante comercial Renato Lopes, de 58 anos, que parou no local para elogiar a iniciativa, o ato foi importante para mostrar a realidade do mar para os turistas. “Eles veem essa beleza de mar e não sabem a quantidade de esgoto que ele tem. Temos que chamar a atenção do povo e das autoridades”, disse ele.

Outra ação marcada em todas as praias do Rio, o boicote ao aluguel de cadeiras e barracas por preços abusivos parece ter sido levado adiante por poucos cariocas. Grande parte dos banhistas usava os itens, mesmo reclamando dos valores cobrados. “A gente acaba pagando para não ter que carregar a cadeira e o guarda-sol depois. Primeiro, eles nos cobram R$ 10 pela barraca. Depois que você chora, eles acabam diminuindo o preço”, explicou o analista Marcelo Lagantini, de 29 anos, que aproveitava o dia no Posto 9, em Ipanema.
Publicidade
Já a estudante Joana Magalhães, de 20 anos, não quis pagar caro pela barraca e aderiu ao boicote. “O jeito é não vir mais à praia em horário de sol forte para mão sair no prejuízo. Tomara que o movimento dê certo e que o preço diminua logo’’, desejou ela.
Turistas elogiaram iniciativaFabio Gonçalves / Agência O Dia


Publicidade
Você pode gostar