Rio - A Praia de Ipanema, na altura do Posto 8, foi decorada neste sábadp por bactérias desenhadas na areia, uma referência ao mar poluído. O protesto, batizado de ‘Bacteriato’, aconteceu pela manhã e foi idealizado pela organização Meu Rio, que convocou as pessoas para participar através do Facebook. O movimento chamou a atenção de banhistas, que usaram o cenário, composto também por vasos sanitários e cartazes bem-humorados, para tirar fotos.
>>> PROTESTO: Confira imagens do protesto 'Bacteriato' em Ipanema
Segundo a coordenadora da organização, Leona Deckelbaum, o objetivo do protesto é começar uma luta para que toda a cidade tenha tratamento de esgoto. “Estes vasos sanitários retratam a realidade que a gente não vê, que são mais de 18 mil litros de esgoto não tratado jogados por segundo na Baía de Guanabara. Fica impossível entrar no mar assim”, alegou ela.
Para o representante comercial Renato Lopes, de 58 anos, que parou no local para elogiar a iniciativa, o ato foi importante para mostrar a realidade do mar para os turistas. “Eles veem essa beleza de mar e não sabem a quantidade de esgoto que ele tem. Temos que chamar a atenção do povo e das autoridades”, disse ele.