Por karilayn.areias

Rio - Um dia antes da ocupação da Maré pelas tropas do Exército e da Marinha, militares fazem, nessa sexta-feira, rondas na região para reconhecer o terreno que será ocupado no início deste sábado. De acordo com o chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Leste, general Ronaldo Lundgren, apesar da PM já ocupar a Maré, as tropas estão preparadas para entrar no complexo de favelas, caso os traficantes decidam partir para o confronto.

A ação nomeada de Operação São Francisco contará com atuação da Força de Pacificação (F Pac), coordenada pelo Comando Militar do Leste (CML). Dos 2.700 homens que irão participar das ações, 2.050 são da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro (EB), com sede no Rio de Janeiro (RJ), 450 da Marinha do Brasil (MB), 200 da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e uma equipe avançada da 21ª Delegacia Policial.

Complexo da Maré será ocupado neste sábado por tropas federaisFabio Gonçalves / Agência O Dia

O governo e o Ministério da Defesa (MD) firmaram acordo, no qual o Estado se comprometeu a, mediante solicitação da Força de Pacificação, prestar serviços em benefício da população. A Força de Pacificação atuará até o dia 31 de julho em 15 comunidades que formam o Complexo, com área aproximada de 10 km². A F Pac será comandada pelo General de Brigada Roberto Escoto, comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, unidade de emprego estratégico do Exército.

A operação prevê o emprego de blindados do Exército e da Marinha, além de diversas outras viaturas para o transporte e logística, motocicletas e aeronaves do Comando de Aviação do Exército. A Força Aérea Brasileira estará em condições de disponibilizar os recursos operacionais eventualmente necessários ao desenvolvimento das ações. Os militares ocuparão pontos estratégicos nas comunidades para a preservação da ordem pública e para a proteção das pessoas e do patrimônio.

A F Pac ficará baseada no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR-RJ), em Bonsucesso.

Operações nas comunidades que integram a Maré

Na noite desta quinta-feira policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) apreenderam, R$ 31 mil na Favela Salsa e Merengue, no Complexo da Maré. O material foi encontrado dentro de uma casa na Rua Projetada. Ninguém foi preso, mas além do dinheiro foram apreendidos um fuzil AK-47, 647 balas desta arma, 15 carregadores, 133 munições 49 e cinco granadas. O caso foi registrado na 21ª DP (Bonsucesso).

Mais cedo, o Bope apreendeu uma tonelada de maconha na Baixada do Sapateiro, também no Complexo da Maré. Os policiais chegaram ao local após uma denúncia anônima. A droga estava enterrada embaixo da Linha Vermelha e foi encaminhada para a 21ª DP (Bonsucesso).

Você pode gostar