Rio - A Prefeitura do Rio entregou na madrugada desta sexta-feira a reforma do Túnel e do Elevado do Joá, uma das principais ligações entre as zonas Sul e Oeste do Rio. Com as obras de recuperação da estrutura e transferência de carga dos apoios, o tráfego de caminhões e ônibus volta a ser permitido na via. A velocidade que tinha sido reduzida para 60 km/h, volta a ser de 80km/h. O limite de altura passa a ser de quatro metros. Asfalto, iluminação e sinalização também foram recuperados.

As obras do complexo viário do Joá levaram um ano, a um custo de R$ 66,5 milhões, segundo a Prefeitura. Elas foram realizadas em caráter emergencial após a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe/UFRJ), detectar risco de colapso da estrutura. O resultado de um estudo, encomendado pela própria Prefeitura, em dezembro de 2012, constatou o processo corrosivo avançado nos chamados dentes de Gerber, estrutura interna de concreto armado que serve de apoio das vigas de sustentação e das pistas. Para evitar riscos de acidentes, a Coppe recomendou emergencialmente a redução na velocidade da via e a proibição da circulação de caminhões.
De acordo com o coordenador geral de projetos da Secretaria Municipal de Obras (SMO), João Luiz Reis, 128 novas vigas metálicas foram instaladas. Elas são feitas de aço corrosivo e pesam no total 1,2 mil toneladas. Com a medida, o peso do Elevado do Joá foi transferido para essas vigas, redistribuindo a carga, eliminado a incidência de peso sobre os dentes de Gerber e reforçando os pilares de sustentação, que já tinham sido reformados em obra anterior. Com as mudanças, o limite de altura que era de 4,45 metros passa para 4.
"Foi um tempo de conclusão interessante para uma obra dessa natureza, dessa grandeza. Procuramos interferir o mínimo possível no tráfego da via e na vida da cidade. A parte estrutural ficou pronta em janeiro e a revitalização terminou agora, em abril", disse João Luiz Reis. As obras seguiram um cronograma com os trabalhos sendo feitos na pista superior (sentido Barra da Tijuca) durante a madrugada e na pista inferior (sentido São Conrado) durante o dia.

Além da recuperação estrutural, a Prefeitura promoveu ainda obras de revitalização dos túneis e das pistas. Os cerca de 1.100 metros de extensão ganharam asfalto novo. Nos túneis foram reformados os guarda-rodas e pergolados, assim como as juntas de dilatação. Na pista inferior foram instaladas barreiras de concreto, do tipo New Jersey. Também foram aplicadas placas de cimento revestimento com tinta antipichação branca, proporcionando melhora na acústica e na luminosidade dos túneis. A iluminação foi ampliada.
Ainda segundo João Luiz Reis, o material usado nos túneis do Joá e de São Conrado é o mesmo do Túnel da Grota Funda, que liga os bairros do Recreio dos Bandeirantes e da Vargem Grande à baixada de Guaratiba. De acordo com o coordenador geral de projetos da SMO, o prefeito Eduardo Paes determinou que esse tipo de material seja usado a partir de agora na reforma de outros túneis da cidade, conforme a necessidade de obras.