Por thiago.antunes

Rio - A escalada da violência em Niterói é comprovada pelos números e tira o sossego de moradores. No Fonseca, Zona Norte da cidade, impressiona a quantidade de registros de roubos de carros e em ônibus; em Icaraí, bairro nobre da Zona Sul, pedestres são alvos preferenciais dos criminosos; já a Região Oceânica sofre com os constantes assaltos à residência.

Para tentar diminuir essas ações, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a inclusão do município no planejamento da segurança dos grandes eventos que acontecerão no Rio. Uma das medidas seria o uso da Força Nacional de Segurança. Além de Neves e Cardozo, participou do encontro em Brasília, segunda-feira, a secretária nacional de Segurança, Regina Miki. O mesmo pedido, segundo Rodrigo, foi feito à Secretaria Estadual de Segurança (Seseg).

“A violência urbana é o principal problema de Niterói e, ainda que seja atribuição do estado, entendo que o município deve fazer a sua parte. Niterói, depois do Rio, é a cidade mais impactada por esses eventos e a que recebe mais visitantes internacionais em função disso”, disse Rodrigo.

Guarda Municipal de Niterói recebeu 50 pistolas do modelo Spark (não letais)%3A agentes usarão em Icaraí e no Centro para reprimir pequenos delitosBruno Eduardo Alves / Agência O Dia

No entanto, o ministro informou que a decisão de empregar a Força Nacional de Segurança na cidade cabe à Seseg, mas que o assunto será debatido entre os governos estadual e federal. A Seseg informou que está trabalhando em parceria com a Prefeitura de Niterói e que a região está no planejamento de implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Enquanto as autoridades discutem o tema, os índices de criminalidade em Niterói aumentam. Para o prefeito, um dos motivos é a migração de criminosos devido à pacificação das favelas do Rio. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), em janeiro de 2014 foram registrados 316 casos de assaltos a pedestres, 100 a mais que o mesmo mês de 2013, um aumento de 46,2%. A área com maior número de casos é Icaraí.

Já o Fonseca é o bairro preferido dos ladrões de carros. Em janeiro do ano passado, foram 112 ocorrências desse tipo de delito. No mesmo período deste ano, o número foi de 156, 44 casos a mais (aumento de 39%). O bairro também foi o que mais registrou roubo em coletivos que aumentou 90%. Em janeiro do ano passado foram 21 ocorrências contra 40 no mesmo período desse ano.

Armas não letais para guardas

Ontem, guardas municipais de Niterói receberam 50 pistolas Spark (armas não letais) que serão usadas em Icaraí e no Centro para reprimir pequenos delitos. Segurança de boate em Icaraí, Gustavo Lima perdeu a conta de quantos assaltos a clientes já viu. “Semana passada, cheguei a orientar alguns deles sobre a violência, mas não adiantou. Não vejo polícia nas ruas, ainda mais de madrugada”, disse.

A PM informou que houve aumento de 10% no efetivo do 12º BPM (Niterói) com a criação das Companhias Destacadas de Pendotiba e do Morro do Estado, e que já houve queda nos índices de criminalidade após .

Você pode gostar