Por helio.almeida

Rio - Quem é que nunca ouviu falar que o tempo de Deus é diferente do nosso? Acho que desde criancinhas ouvimos isso dos nossos avós e pais. E, para muita gente, esse tipo de pensamento dá agonia porque remete à ideia de espera, não é verdade?

Mas você já parou para pensar por que se diz que o tempo de Deus é diferente do nosso? Será que é verdade? Sim e não, eu diria... Deus é eterno. Ou seja, para Ele não existe presente, passado ou futuro. Existe apenas o tempo oportuno, ou, conforme os relatos bíblicos, “a plenitude dos tempos” (Gl 4,4). Já nós, embora tenhamos uma alma imortal, estamos condicionados à cronologia do tempo.

A nossa visão sobre o tempo e as angústias pela demora da concretização de coisas e situações que desejamos começa a mudar quando temos a coragem de perceber que Deus — porque teve a iniciativa de nos amar, chegando ao ponto de enviar seu Filho para morrer numa cruz para a nossa salvação — faz história na nossa história. Ele não é um ser distante que fica assistindo às cenas da nossa vida, como se fosse uma novela. Não! Deus está ao nosso lado. Habita em nós, a partir do batismo. Se dá a nós, na Palavra e na Eucaristia, a cada missa. Deus é um Deus bondoso e compassivo, que caminha conosco, nos conduz e direciona. Se você tiver a coragem de olhar para a sua vida com mais atenção, tenho certeza de que vai enxergar soluções para problemas nunca imaginadas por você; livramentos de coisas terríveis, para os quais você nunca encontrou explicação; surpresas maravilhosas que fizeram com que você desconfiasse do acaso. O que foi tudo isso senão Deus intervindo, agindo na sua história? Tenha a ousadia de querer enxergar esses detalhes! Faça a experiência!

Quem percebe essa verdade maravilhosa de que Deus é uma pessoa presente na vida, começa a falar por aí que “Deus está no controle”. E é verdade! Porque Ele é soberano, une o seu tempo oportuno à nossa real necessidade. Não à necessidade que a gente acha que tem, mas à real necessidade, aquela que só o Senhor identifica. O tempo de Deus não é “descompromissado” com o cronológico. Quem entende isso, aprende que a caridade: “Tudo espera” (I Cor 13,7b)

Porque se eu sei que Deus me ama e está comigo o tempo todo, cuidando de mim, aprendo a confiar nele e a esperar a concretização de tudo o que eu anseio. E, mais do que isso, eu começo a também acreditar que as coisas para a vida dos meus irmãos vão acontecer, apesar de não ver nada de concreto ainda.

Você espera que seu familiar ou amigo deixe os vícios, o adultério, perceba as falsas amizades, as propostas erradas no trabalho? Vai chegar o tempo oportuno! Confie, mesmo que seja difícil! Enquanto isso, reze e fique ao lado dessas pessoas, seja luz. Não desista dela, como Deus não desistiu e nem desiste de você! Neste ano em que nossa Arquidiocese nos convida à prática da caridade, reconheço que preciso aprender a esperar a chegada do tempo oportuno, sem me cansar dos erros e fragilidades dos meus irmãos. E você, aceita esse desafio? ‘Tamu junto’!

Padre Omar: é o Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado. Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com. Acesse também www.padreomar.com e www.facebook.com/padreomarraposo

Você pode gostar