Rio - As 60 palmeiras imperiais dispostas em formato de cruz na Praça de São João Marcos foram plantadas em 1868, mas os moradores de Paraíba do Sul têm motivos ainda mais remotos para se orgulhar de seu patrimônio histórico.
Um deles é a Igreja de Nossa Senhora de Sant’ Anna, do século anterior, no charmoso povoado de Sebolas, que recebeu os restos mortais de Tiradentes. Um museu dedicado ao herói é a principal atração da localidade, também chamada de Vila Inconfidência porque ali o mártir fez pregações contra a opressão colonial.
Uma das construções mais admiráveis do centro é o Palacete Barão Ribeiro de Sá, em estilo renascentista, da segunda metade do Século 19. Atual sede da prefeitura, tem quatro fachadas, e a mais atraente possui uma bela escadaria ressaltando o vão central.
A vocação de cidade bonita segue nos dias atuais, com esculturas modernas de heróis espalhadas pelas ruas. Uma delas é a do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, eternizado perto da Ponte da Parahyba, construída pelo Barão de Mauá.