Rio - Foi concluída na segunda-feira a licitação do primeiro lote do programa Fábrica de Escolas do Amanhã, que contempla o Campus Educacional do Complexo da Maré, entre outros locais. Ao todo, serão construídas 25 novas unidades, sendo dez Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs), dez Escolas do Amanhã (Capri) e cinco ginásios. O investimento é de R$236 milhões e pretende beneficiar mais de 10 mil crianças.
Só a Maré receberá 16 dos 25 investimentos, sendo cinco EDIs, oito Capri e três ginásios. Os outros locais beneficiados nesta primeira fase são Madureira, Bonsucesso, Pavuna, Jacaré, Maria da Graça, com um Espaço de Educação Infantil cada; e Jacarezinho, com um ginásio. O bairro do Rocha ganhará um EDI, um ginásio e uma Escola do Amanhã.
Segunda a Prefeitura do Rio, até 2016 o programa vai construir 136 unidades e adaptar outras 77 já existentes, e um investimento de cerca de R$ 2,1 bilhões. A ação foi criada para a implantação do programa Turno Único, que, até 2016, vai ampliar para 35% dos alunos das escolas municipais o atendimento em regime de sete horas de aula. As primeiras unidades do Fábrica de Escolas do Amanhã serão entregues no início de 2015.