Por bianca.lobianco

Rio - Às vésperas da Copa do Mundo 2014, a Polícia Militar está reforçando o patrulhamento. O Batalhão de Grandes Eventos (BGE), oficiamente criado em outubro de 2013, vai atuar em agendas esportivas, shows e espetáculos com grande concentração de público. Com um efetivo de 600 PMs especialmente treinados, remanejados de diversas unidades operacionais e administrativas, a corporação pretende aumentar em mais 200 homens para reforço de policiamento ostensivo de área.

Os agentes de segurança passaram por treinamentos específicos de mediação de conflito e de controle de distúrbios, a fim de garantir a segurança do local. Durante a Copa, os oficiais e sargentos usarão também pistolas calibre 40, e os cabos e soldados, apenas armas químicas e as de eletrochoque. Todos terão missões definidas durante o campeonato mundial.

Os PMs começaram um treinamento especial, um estágio de seis semanas em que participaram de aulas e treinamentos de proteção de autoridades, psicologia de massas e conhecimentos de direitos humanos. Segundo mostram as fotos, os uniformes de proteção são resistentes ao impacto, mas não são à prova de bala.

O modelo de criação e preparo destes policiais já foi copiado por dois outros estados do país, depois de apresentando em um evento do Ministério Federal. Outros estados também já pensam em criar grupos nos mesmos moldes do estado do Rio de Janeiro. o Batalhão de Grandes Eventos já reforçou o patrulhamento nas manifestações do ano passado e no Réveillon.

Você pode gostar