Por thiago.antunes

Rio - Sob o olhar de crianças de escolas públicas, Martinho da Vila esteve nesta quarta-feira em um restaurante na Gamboa para apresentar uma versão — no seu estilo — do Hino Nacional. Nos primeiros versos, a postura dos espectadores respeitava a tradição, com os braços colados ao corpo.

Mas quando o surdo ecoou, as vozes infantis tomaram conta do ambiente, entre sorrisos e balanços de ombros. Neste cenário, foi lançado um CD com versão do Hino Brasileiro em ritmo de samba, a ser entregue gratuitamente na semana que vem em toda rede pública e privada do estado.

Crianças adotaram postura%2C mas Martinho descontraiu o ambienteFernando Souza / Agência O Dia

“Adorei escutar, porque tem samba e consegui entender a letra”, comemorou Kayke Silva, de 8 anos. Segundo Wagner Victer, presidente da Cedae (patrocinadora da ação), essa era a intenção. “O objetivo é fazer com que eles entendam o significado e fiquem estimulados a cantar, aprendendo o Hino de maneira lúdica e prazerosa”, disse. Enquanto distribuía autógrafos, Martinho comemorou.

“O Hino é cantando de forma solene e a criançada não se identifica, mas agora eles vão poder até dançar e se sentir mais brasileiros”. A Secretaria Municipal de Educação pede que as escolas sigam a legislação e executem o Hino Nacional uma vez por semana, mas o cumprimento da determinação fica a cargo das diretorias.

Você pode gostar